No dia 9 de agosto é comemorado em Araraquara o Dia Municipal dos Povos Indígenas, que tem o objetivo de valorizar as culturas e os saberes tradicionais dos povos originários. A data visa promover a conscientização social sobre os direitos humanos dos povos indígenas, reconhecer a importância da presença indígena no contexto urbano como forma de respeito à identidade e enriquecimento da diversidade da cultura local e em nossa região.
Para referendar a data, a Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, em parceria com a Fundação Araporã e Grupo de Estudos – Educação e Relações Étnico-Raciais na Temática Indígena (GEERERI) farão uma live às 19h pelo canal do Youtube da Prefeitura, com a participação do conceituado líder, escritor e ativista indígena David Terena para pautar a importância de recontar a história do interior paulista a partir da visão indígena.
David Terena tem sua carreira desenvolvida desde 2005 na área da Educação Escolar Indígena, com experiência em atuação como professor nas turmas de Educação Infantil, anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. No ano de 2019 passou a atuar como professor coordenador na Escola Estadual Indígena Aldeia Ekeruá. Ministrou curso de saberes indígenas para professores do município de Bauru. Foi representante no Núcleo de Educação Escolar Indígena (NEI) durante dois anos. Atualmente trabalha na Diretoria de Ensino de Bauru, com a função de Professor Especialista em Currículo (PEC).
A live será apresentada pela coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, que ressalta a importância em dar o devido protagonismo para a celebração. “Essa data foi conquistada pelos povos indígenas, diferente da comemoração do dia 19 de abril. A data marca o dia em que um indígena chegou pela primeira vez à sede da ONU, na Suíça, para reivindicar seus direitos”, explicou.
A mediação será feita por Rosana Silva, cientista social, contadora de histórias, arte-educadora, ativista e representante da Fundação Araporã e do GEERERI. “É fundamental que as histórias indígenas sejam compartilhadas e entendidas para que possamos destacar a urgência da demarcação de seus territórios. O Brasil e Araraquara são terras indígenas”, acrescentou Rosana.
O dia 9 de agosto é conhecido também como “Dia Internacional dos Povos Indígenas” e foi instituído pela ONU como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de diversos continentes.