sexta-feira, 22, novembro, 2024

Docentes da Unesp de Araraquara figuram em ranking dos mais influentes do mundo

Ranking classifica os pesquisadores que mais impactaram a ciência mundial

Mais lido

A Elsevier, empresa editorial holandesa especializada em conteúdo científico, técnico e médico e uma das principais do mundo em publicação científica, divulgou no último mês a “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, um ranking que classifica os cientistas mais influentes do mundo em suas respectivas áreas de atuação.

Com mais de 200 mil pesquisadores, a lista conta com cinco professores do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara. São eles, em ordem alfabética: Celso V. Santilli, Maria Valnice B. Zanoni, Paulo R. Bueno, Sidney J.L. Ribeiro e Vanderlan S. Bolzani.

Elaborado anualmente por pesquisadores da Universidade Stanford (EUA), o estudo classifica os integrantes da lista em 22 áreas do conhecimento e 176 subáreas. Os realizadores analisam a influência dos cientistas com base na Scopus – o maior banco de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares –, a partir do cálculo de um indicador composto de citações (c-score), capaz de retratar de maneira mais abrangente o impacto do trabalho de cada cientista.

A seleção engloba 100 mil cientistas com maior c-score e também os 100 mil cientistas que publicaram ao menos cinco artigos em publicações científicas de impacto mundial e que estão entre os 2% melhores em seu subcampo de pesquisa. Dentro desses critérios, eles são separados entre as categorias Impacto no ano de 2021 e Impacto ao longo da carreira.

(Fabrício Santos e Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQ/Unesp).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias