quarta-feira, 17, julho, 2024

Dr. Lapena quer fazer governo com muito trabalho, capacidade de gestão e disposição

“Há 20 anos estou me preparando para resolver os problemas da cidade. Temos que mudar a rota e começar a priorizar investimentos que melhorem a vida do araraquarense”, destaca o pré-candidato

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

Seguindo com as entrevistas com os pré-candidatos e pré-candidatas à Prefeitura de Araraquara, a reportagem de O Imparcial conversou nesta semana com o Dr. Lapena (PL). O médico e ex-vereador representa o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro na cidade. 

Dr. Luis Claudio Lapena Barreto é médico, formado na Universidade São Francisco em 1990, e especializado em Cirurgia Plástica pela UNESP em Botucatu. Iniciou sua carreira política como candidato a vereador no pleito de 2004 ficando como suplente e, em 2006, para deputado federal.

Em 2008, foi eleito vereador com 1.357 votos, compondo a mesa diretora no exercício 2008/2009 como 1º Secretário. Compôs a mesa diretora no exercício 2010/2011 como 2º Secretário. No pleito de 2012, foi reeleito para seu segundo mandato, com 2.265 votos. Em 2018 foi candidato a Deputado Estadual, obtendo 12.129 votos. Já em 2020, foi candidato a prefeito e obteve 37.774 votos, ficando em segundo lugar. Em 2022, obteve 26.808 votos na disputa para deputado estadual, sendo o segundo mais votado na chapa do Patriota.

Veja a entrevista na íntegra:

O Imparcial: Qual é a sua maior motivação para concorrer à Prefeitura de Araraquara?

Dr. Lapena: “Nós estamos diante de uma das piores gestões do Brasil. As pessoas estão sofrendo com um serviço público de saúde cada vez pior. Araraquara não é mais competitiva, a educação está piorando e não existe cuidado no que diz respeito à limpeza da cidade. Isso tem refletido diretamente na qualidade de vida dos moradores, principalmente os que mais dependem dos serviços públicos, que precisam de uma mudança de rota urgente. Por exemplo, o Centro de Liderança Pública divulgou um ranking nacional de competitividade dos municípios. Araraquara caiu 11 posições. Mas se selecionarmos apenas a qualidade de saúde, caímos 48 posições, no quesito sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública, também caímos 48 posições. E não tem como ser diferente se a prioridade desse governo é inchar a prefeitura e gastar o dinheiro errado, só

para empregar pessoas sem necessidade e fazer política. Há 20 anos estou me preparando para resolver todos esses problemas. Temos que mudar a rota e começar a priorizar investimentos que melhorem a vida do araraquarense. Vamos ser eficientes para gerir o dinheiro e parar de usar a prefeitura para fazer política. No que depender da nossa força, a população de Araraquara vai voltar a ter os serviços públicos que merece tanto na saúde, quanto na limpeza da cidade, na educação e em todas as áreas.

Temos muitos motivos para mudar, mas precisamos nos unir para tirar da prefeitura um projeto político de poder que está se enraizando em toda a máquina pública e usando-a em benefício próprio ao invés de ajudar as pessoas que mais precisam”.

O Imparcial: Você acredita em uma eleição polarizada entre PT e PL, ou vê espaço para uma terceira via com chances de vitória?

Dr. Lapena: “Acredito que não temos outra alternativa. Se não nos unirmos, vamos ficar à mercê do PT. A população precisa ver se está satisfeita com o que a prefeitura está fazendo. Se não estiverem, temos as propostas mais viáveis para mudar Araraquara de verdade dentre todas as opções que temos na oposição. Hoje o PL é um dos maiores partidos do Brasil e, assim como eles terão apoio do Lula, nós teremos o apoio do governador Tarcísio de Feitas e do ex-presidente Bolsonaro. Conseguimos

também formar uma grande aliança entre partidos que nos apoiam aqui na cidade como o Republicanos, União Brasil e Democracia Cristã, além de termos uma equipe técnica muito qualificada e preparada para lidar com os desafios que enfrentaremos pela frente”.

O Imparcial: Mesmo estando inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém uma força política sobre o eleitorado. Você acredita que isso pode interferir nas eleições em Araraquara favorecendo a sua candidatura?

Dr. Lapena: “Não tenho nenhuma dúvida. As eleições de 2022 mostraram a força política e eleitoral do presidente Bolsonaro. Para mim, é uma honra estar no mesmo partido e contar com o apoio dele para o nosso projeto político. Temos confiança de que, os apoios dele, do governador Tarcísio, dos deputados e senadores, serão importantes e fundamentais para

que conquistemos a vitória nas eleições”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar do Dr. Lapena, caso você vença a eleição?

Dr. Lapena: “Araraquara pode esperar muito trabalho, capacidade de gestão e disposição para resolver os problemas e melhorar a qualidade de vida da população. Ao longo da minha trajetória, sempre me dediquei a fazer meu trabalho com o máximo de qualidade. Comecei trabalhando muito cedo, depois me formei e hoje sou médico, exercendo a medicina com dedicação e amor há mais de 30 anos. Não existe outro caminho”.

O Imparcial: Com a escolha da enfermeira Meire Laurindo você espera atrair votos do eleitorado do Partido Republicanos que tem uma base forte entre os evangélicos?

Dr. Lapena: “Fiquei muito feliz e honrado pelo fato de a Meire ter aceitado o convite de compor a chapa conosco. Ela é uma mulher forte, batalhadora e mãe de quatro filhos, que tem o cuidado com as pessoas como foco de sua vida. É funcionária pública, já ocupou o cargo de

conselheira tutelar. Enfim, são inúmeras qualidades que ela possui, e isso qualifica muito o nosso projeto político. Além disso, o Republicanos é um partido muito forte e consolidado, com grande bancada no Congresso Nacional e ligação com diversos setores da sociedade. Sem dúvidas, o apoio do partido nos fortalece ainda mais”.

O Imparcial: Quais são suas principais bandeiras e metas para um eventual mandato como prefeito de Araraquara?

Dr. Lapena: “O foco da minha gestão será a área da Saúde. Diariamente, são inúmeras reclamações de usuários do sistema público de saúde. Precisamos promover uma maior integração e agilidade, no atendimento de urgência, como também no agendamento de consultas e exames. Minha meta é conseguir zerar as filas da Saúde. Para tanto, é necessária uma mudança na forma de gestão, para que a Prefeitura tenha mais eficiência e possa entregar serviços com mais qualidade à população, não apenas na

saúde, mas na educação, zeladoria, que é a limpeza da cidade, desenvolvimento social, entre outras áreas. Também vamos construir oportunidades para aumentar a geração de empregos na cidade.

Por isso, estamos construindo um plano de governo, ouvindo diversos setores da sociedade e especialistas em diversas áreas, para trazer as propostas visando solucionar os problemas de Araraquara”.

O Imparcial: Caso seja eleito, como acredita que será seu relacionamento com o governo Lula e com o governo estadual?

Dr. Lapena: O relacionamento, não apenas com o governo federal e estadual, como também com o Legislativo e Judiciário, além dos órgãos de controle e setor privado, será republicano e institucional. Buscaremos todos os meios para trazer recursos e investimentos para Araraquara, através de parcerias sólidas com todos os atores que possam colaborar para o desenvolvimento da cidade”, finalizou o pré-candidato.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias