quinta-feira, 22, fevereiro, 2024

Edinho inaugura nova Unidade de Inteligência Operacional do Daae

Prefeito fez live na autarquia apresentando este investimento em tecnologia de ponta e também as máquinas e veículos que foram adquiridos recentemente

Mais lido

A inauguração oficial da Unidade de Inteligência Operacional do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) contou com a presença do prefeito Edinho na autarquia, na manhã desta sexta-feira (15). Na mesma oportunidade, foram apresentadas máquinas e veículos adquiridos.

Como parte dos investimentos que vêm sendo realizados pelo Daae em tecnologias de ponta, visando aprimorar a gestão dos serviços de captação, adução, distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, e gestão de controle de perdas físicas e comerciais, o antigo Centro de Controle Operacional (CCO) foi transformado numa nova Unidade de Inteligência Operacional, operando com tecnologias de radiofrequência, IOT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial).

O objetivo é monitorar em tempo real os equipamentos e as condições de distribuição de água, tanto em seu volume como pressão nas redes, baseando-se no plano Diretor de Segurança Hídrica, Plano Diretor de Água e Plano de Gestão de Perdas. A unidade atua 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo a sustentabilidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, assegurando o abastecimento com qualidade e eficácia.

O investimento total é de R$ 5.169.520,00, pelo contrato firmado com empresa contratada, por meio de licitação, para a execução dos serviços de controle operacional e a manutenção dos sistemas de produção e distribuição de água por um período de 48 meses.

“Nós passamos por um período difícil da pandemia, que nos obrigou a concentrar os investimentos na área da saúde, para salvarmos vidas. Em 2022, começamos a reativar contratos e projetos e este ano estamos colhendo frutos. E essa central do Daae é um desses frutos”, afirmou o prefeito Edinho, do local, em live transmitida em suas redes sociais. “Hoje nós temos poços artesianos e reservatórios espalhados por toda a cidade, com toda a rede interligada. O que estamos inaugurando aqui, basicamente, é uma central que permite o controle de todos os reservatórios; é possível sabe quando está baixo, se aconteceu algum problema no poço, se há necessidade de remanejar água de um para o outro. Com as informações de quantos consumidores dependem de cada reservatório, é possível prever problemas e agir, bombeando água de uma região para outra. Tudo isso pode ser feito aqui, com esse sistema informatizado”, explicou Edinho.  

Na mesma oportunidade, também foram apresentados máquinas e veículos adquiridos pelo DAAE, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Federal, visando à melhoria dos serviços de saneamento prestados no município.

“Nós entramos com pedido de financiamento na Caixa e foram liberados 2.9 milhões que foram investidos em três retroescavadeiras, dois caminhões, duas caminhonetes e um carro sedan. Vários investimentos têm sido feitos no Daae. É investimento em saneamento básico que significa mais saúde e mais qualidade de vida. Minha gratidão às servidoras e servidores do Daae e também à população, que paga suas taxas em dia e reconhece todo esse trabalho, que mantêm o Daae como referência nacional”, finalizou o prefeito Edinho.

Acompanharam o prefeito na visita ao DAAE, o superintendente da autarquia, Delorges Mano; o diretor Comercial e de Relações Institucionais do DAAE, Alexandre Pierri; os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Fabi Virgílio (PT), o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, e o secretário municipal de Governo, Donizete Simioni.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias