quinta-feira, 18, julho, 2024

Emef ‘Professor Henrique Scabello’ e diretora da escola são homenageadas pela Câmara

Solenidade marcou entrega da honraria de Cidadã Araraquarense para Sandra Aparecida de Santi e Diploma de Reconhecimento Público para o trabalho da Emef do Parque das Hortências

Mais lido

Na noite de quinta-feira (4), a Câmara realizou Sessão Solene no Parque das Hortências para a entrega de duas honrarias. O evento, que lotou a Quadra de Esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Professor Henrique Scabello”, homenageou a unidade de ensino com o Diploma de Reconhecimento Público e Sandra Aparecida de Santi, diretora da escola, tornou-se Cidadã Araraquarense.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas), 2º secretário da Mesa Diretora e autor das indicações das homenagens, que foi aluno do estabelecimento construído em 1995 e municipalizado em 2000, após votação dos moradores do bairro nas Plenárias do Orçamento Participativo (OP).

“Um dia eu estive aí junto com vocês, hoje estou aqui representando a cidade e tenho muito orgulho de ter feito todo o meu ensino fundamental nessa escola, a qual eu levo para todos os lugares em que eu vou. Isso mostra o poder de transformação da educação”, declarou Sponton.

Antes dos pronunciamentos das autoridades presentes, foi exibido um vídeo com mensagens de carinho de professores, funcionários e ex-alunos da Emef, que elogiaram o trabalho de Sandra na direção da escola e falaram da transformação promovida em todo o bairro por meio do ensino e atividades oferecidas.

Luna Gabrielle da Silva Ribeiro, aluna do 9º ano A, abriu as falas da noite representando os alunos da Emef e demonstrou a gratidão do grupo pela dedicação dos profissionais aos estudantes, que tiveram as vidas impactadas positivamente por essas pessoas.

Para a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, os reconhecimentos valorizam o trabalho realizado por toda a equipe, relembrando a evolução do ensino na unidade, que foi inovadora na implantação do ensino em tempo integral na cidade. O mesmo sentimento também foi compartilhado pelo Chefe do Executivo, Edinho Silva (PT) que destacou a importância da educação para aquela comunidade.

“Os equipamentos públicos são importantes aqui no bairro, mas a Emef Henrique Scabello é estruturadora, é uma escola que participa do desenvolvimento do bairro e da população que aqui mora. É um reconhecimento justo de um modelo educacional que é inspirador”, enfatizou o prefeito.

Durante a sessão, o prefeito Edinho ainda assinou o Projeto de Lei n⁰ 233/2024, que oficializou a inclusão do “Dia Municipal do Parque das Hortências” no calendário de eventos do Município, que passará a ser comemorado anualmente em 1⁰ de março.

Sandra de Santi

Após a entrega das honrarias, a mais nova cidadã da Morada do Sol agradeceu as homenagens recebidas, lembrando que a escola é um lugar para todos. “A escola não é minha, não é do prefeito, nem da secretária ou dos professores, ela pertence à comunidade. A comunidade pediu e nós viemos, nós estamos aqui para atender uma comunidade que entendeu que educação é necessária e isso muda tudo”, definiu Sandra.

Patrícia Andrade, vice-diretora da Emef, representando a escola na solenidade, ressaltou emocionada a importância do trabalho em equipe realizado na unidade, destacando a participação ativa da diretora em todo o processo. “Todas as decisões, tudo o que a gente precisa, nunca é unilateral, sempre é decidido entre nós e isso a gente aprendeu com esse ser iluminado que se chama Sandra, que está à frente dessa escola há 23 anos, todos os dias”.

O evento, que foi gravado e está disponível na íntegra no YouTube da Câmara, contou com a participação da Banda Marcial Chiquinha Gonzaga, um projeto cultural e social realizado na Emef “Professor Henrique Scabello”, que executou o Hino Nacional Brasileiro e apresentou outras músicas de seu repertório.

Também estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto (Progressistas); Margarete Delforno, vice-presidente da Sociedade dos Amigos do Hortências; Marcelo Mazeta, secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular; Juliana Zaccaro, comandante da Guarda Civil Municipal; Daniela Prates, representando a deputada estadual Thainara Faria (PT), além de alunos, familiares, professores, funcionários e moradores do bairro.

Conheça as homenageadas

Sandra Aparecida de Santi nasceu em São Paulo (SP) e, aos treze anos mudou-se com sua família para Araraquara, onde vive até hoje. É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e, em 1995, concluiu o mestrado em Educação na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).  Atuou como docente nas cidades de Boa Esperança do Sul e Américo Brasiliense até ser aprovada como professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de Araraquara em 1992.

A partir daí, exerceu a docência no ensino fundamental, educação integral e no ensino superior, até que, em 2001 conquistou uma vaga para direção de escola em concurso público da rede municipal. Nesse momento, escolheu trabalhar na Emef “Professor Henrique Scabello” e permanece no cargo até os dias de hoje.

A Emef “Professor Henrique Scabello” foi construída no Parque das Hortências em 1995 e começou a receber os alunos no ano seguinte, quando ainda se chamava EEPG “Jardim das Hortênsias”. Com a municipalização do ensino em 2000, recebeu o novo nome e, dois anos mais tarde, já atendia alunos do 1º ao 9º ano em tempo integral, sendo a pioneira em Araraquara nesse modelo de ensino.

A escola é conhecida por ações inovadoras, como a gestão participativa da escola por meio da atuação da comunidade nas decisões da escola, além de firmar parcerias com universidades e secretariais. É também o berço de projetos sociais e culturais bem-sucedidos, como a Banda Marcial Chiquinha Gonzaga e o grupo de percussão e música Afro Son.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias