Um grupo com alunos e professores da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Justo Salvador, de Pratânia, interior de São Paulo, esteve na última quarta-feira (25) em visita aos museus de Araraquara. Um total de 47 pessoas participou do roteiro museológico, passando pelos seguintes museus: MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara, Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo e Museu do Futebol e dos Esportes.
Acompanhados por três professores – Fernanda Helena Palermo (Química), Marcos Luís Lorenção (Educação Física) e Ivan Ricardo Félix (História) – os 44 alunos da 1º série do Ensino Médio, com 15 e 16 anos, tiveram acesso aos acervos dos museus e a uma tarde diferente com muitas informações.
“As atividades extraclasse são superimportantes para enriquecer o repertório cultural dos alunos, proporcionar algo diferente daquilo que eles estão acostumados, vivenciar na prática o que eles só viram através da teoria. Podemos citar como exemplo a visita no MAPA, quando os alunos puderam ter contato com artefatos históricos, que por muitas vezes eles só veem em livros e em sites especializados”, apontou o professor Ivan.
A visita ao MAPA também foi uma forma de encerrar um projeto realizado por eles. O professor conta que os alunos criaram um sítio arqueológico na escola, onde eles reproduziram ferramentas da pré-história e na sequência eles enterraram essas ferramentas, criando assim um espaço que nos próximos anos poderá ser explorado por outros alunos.
Ele lembra que durante a visita aos museus, os alunos se mostraram muito interessados e fizeram perguntas e, após a viagem, os docentes perceberam que os alunos continuaram a falar sobre a visita. “Tiveram assunto para o resto da semana e despertaram um desejo maior ainda por se aprofundar no tema”, avaliou.
E qual museu se destacou mais na visita? “É difícil pontuar qual museu chamou mais atenção, como visitamos museus de diferentes características. Os apaixonados por esporte gostaram de conhecer o museu do Estádio da Fonte Luminosa. No MAPA os alunos ficaram impressionados com as pegadas dos dinossauros, já no Museu Ferroviário eles gostaram principalmente dos equipamentos das Marias Fumaças. O que se destacou em toda nossa visita, desde o primeiro contato até a visita em si, foi o comprometimento e a dedicação dos profissionais de Araraquara que nos auxiliaram para que a visita fosse bem-sucedida”, parabenizou Ivan.
Para a professora de Química, Fernanda, “todos os museus que visitamos são muito interessantes e foram importantes para conhecer um pouco da história da nossa região, seja em relação ao esporte ou à ferrovia. Como minha área de estudo é a ciências biológicas, me encantei muito com o MAPA onde pudemos entender desde como civilizações indígenas preparavam suas ferramentas e utensílios até observar os icnofósseis de organismos que viveram há milhares de anos atrás nessa mesma região. O museu conta com vários registros desse tipo e, também, alguns modelos de fósseis de pequenos animais. Sem contar os vários registros pelas calçadas próximas ao Museu onde ainda podemos ver pegadas e marcas de animais pré-históricos”, observou.
“No geral, a visita foi muito gratificante e interessante, exploramos lugares diferentes e museus e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história de Araraquara. É importante valorizar o nosso interior paulista, pois sempre focamos na capital e deixamos as riquezas próximas a nós de lado”, finalizou o professor de História.
O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico de Araraquara, Weber Fonseca, conta que está buscando fortalecer a oferta deste formato de roteiro de visitação. “O contato com vários acervos é um ponto fundamental para pensarmos a educação para o patrimônio cultural.”
Já Fabi Citelli, da equipe do MAPA, acompanhou o grupo pelo roteiro. “O grupo foi recebido com muito carinho nos museus visitados, o que deixou os professores e alunos bastante satisfeitos. Eles consumiram a nossa cultura local com muita curiosidade e alegria e foi um enorme prazer ciceronear esse pessoal e mostrar a eles nossos museus! Prometeram voltar logo com um novo grupo da ETEC.”
Vale destacar que a visita contou com o apoio da diretora da escola estadual de Pratânia, Adriana Cristina da Silva Jaccon. “Também, a prefeitura viabilizou o transporte e a alimentação, além de nos dar toda liberdade para o desenvolvimento dos projetos”, apontaram os professores.
Confira os depoimentos dos alunos de Pratânia:
Pedro Viotto: “Gostei do museu do football e do estádio, do museu porque tinha muita coisa antiga que nunca tinha visto, roupas de jogadores profissionais, troféus, bolas e fotos antigas, além do estádio que é um lugar onde houve muitos jogos.”
Mirelly de Souza Borges: “Gostei muito do museu, achei bem legal e diferente por ter pegadas nas pedras, também achei bem bonita a cidade.”
Anthony Gabriel dos Santos: “O lugar que eu mais gostei foi o museu ferroviário, pois lá tinha várias peças antigas de locomotivas, gostei bastante de ir ao estádio de football.”
Rodrigo Thomaz Liberty: “O Museu que mais gostei foi o MAPA, principalmente os artefatos da pré-história e as pegadas dos dinossauros.”