sábado, 6, julho, 2024

Está no ar: o episódio “Praças”, do “Estórias e Histórias do Interior”

Origens e função social deste espaço afetivo é destaque no programa; próximo episódio aborda o tema “Mercados”

Mais lido

A praça, esse local de patrimônio afetivo, é o tema do programa “Estórias e Histórias do Interior”, produzido pelos blocos de carnaval Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina, de Araraquara. O programa pode ser conferido nos canais do Petit PhUÁ: facebook.com/petitphua , instagram.com/petitphua_bloco , https://www.tiktok.com/@petitphua/ e youtube.com/PetitPhuaBloco .
O produtor e apresentador do programa, Weber Fonseca, resgata a origem das praças, passando pela “ágora” da Grécia Antiga (a praça pública onde eram realizadas as assembleias) e também pelas “tabas” indígenas (onde as ocas/malocas eram voltadas para um centro de convivência comum a todos) ou na Europa, em que as praças eram espaços para a entrada do sol.
A função social da praça, a mudança do espaço com a era digital e a diversão com os blocos carnavalescos que estão em praças também são abordados no programa.
Na próxima sexta-feira (07), no feriado da Sexta-Feira Santa, o novo capítulo de “Estórias e Histórias do Interior” faz uma imersão pelo tema “Mercados”, falando de seu surgimento e desdobramentos, inclusive com referência à obra “A Cidade na História”, de Lewis Mumford. Este historiador destaca que, além do papel importante na distribuição de produtos, com a troca de notícias de opinião, o surgimento dos mercados ocasionou o nascimento do sistema de comunicação, assim como do alfabeto.
O programa destaca o Mercado Municipal de Araraquara, o “Mercadão”, à beira do Córrego da Servidão e inaugurado em 1959 no estilo art deco, vizinho da rodoviária e estação de trem da época.
A onda de revitalização dos mercados também é assunto na edição, lembrando que esta remodelação geralmente está ligada ao enobrecimento urbano, a serviço do turismo e da elite de consumo, expulsando a costumeira freguesia.
“Mercado está vivo, não é preciso revitalizar. É preciso nós irmos até eles”, alerta Weber. “Adentrar, passear e usufruir dos produtos ofertados”, sugere.
Premiado pelo Proac da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, o programa “Estórias e Histórias do Interior” pode ser acompanhado gratuitamente pelas redes sociais do Petit PhUÁ: Instagram, Facebook, Tik Tok e YouTube, toda sexta-feira, semanalmente.

SERVIÇO
Programa “Estórias e Histórias do Interior”
Toda sexta-feira: um novo episódio
Temas disponíveis: Interior, Rio Mogi e Rio Jacaré, Cana-de-açúcar, Café, Laranja e Praças

Onde assistir:
https://www.youtube.com/PetitPhuaBloco
https://www.facebook.com/petitphua/
https://www.tiktok.com/@petitphua/
https://www.instagram.com/petitphua_bloco/

Grátis

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias