Bloqueio e assistência
A Secretária garante que todo o sistema de bloqueio, ou seja, de monitoramento para isolamento de familiares já foi feito. “As nossas equipes, através de visitas, já fizeram o acesso às famílias que estão sendo acompanhadas. E estamos estendendo a ação a outras pessoas que tiveram o contato com essas três pessoas”, destacou.
“A Prefeitura está tomando todas as providências. Estamos estruturando a nossa rede de assistência. A unidade de referência, a UPA da Vila Xavier, terá leitos de UTI e leitos de retaguarda, assim como segue em ritmo acelerado a estruturação o Hospital da Solidariedade, o nosso hospital de campanha, para a garantia de atendimento à população”, explicou.
Exames
“Todos nós, em vários momentos, dissemos que o vírus já estava circulando em Araraquara, porque temos casos na região e a cidade não é uma ilha e todas as nossas iniciativas e ações foram com base nisso. Tem um trabalho conjunto, de várias frentes para que enfrentemos essa pandemia que assola o mundo e atinge todos nós”, disse.
Eliana finaliza o Boletim Extraordinário do Comitê reforçando que um dos maiores problemas enfrentados pelos municípios neste início do surto do novo coronavírus, que é a demora na divulgação de resultados dos exames, está prestes a ser solucionada. Segundo ela, a Faculdade de Farmácia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara fará exames para diagnosticar a Covid-19 a partir dos próximos dias, seguindo os critérios do Ministério da Saúde, para pacientes internados e profissionais da saúde.