sexta-feira, 22, novembro, 2024

FIDA tem início com programação na Escola Municipal de Dança

Chegança com indígenas Kariri Xocó abre a programação, enquanto estudantes da EMD encerram com o espetáculo “Opará, o rio de Rosa: uma viagem pelo Velho Chico”

Mais lido

A abertura do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara será no dia 22, sexta-feira, em Araraquara, na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD).

A partir das 18h30 haverá a chegança com Indígenas Kariri Xocó, seguido pelo cerimonial (19h) e pela apresentação do espetáculo “Opará, o rio de Rosa – uma viagem pelo velho Chico” com os alunos da EMD.

A 23ª edição do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara, entre os dias 22 e 30 de setembro, apresenta o tema “Dançar sonhos manifestos”, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio: Unesp, Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Prefeitura de Matão, Casa Pipa, UFBA – Universidade Federal da Bahia, Novo Hotel Municipal e Amigos da Arte. O evento é realizado com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA.

O festival apresenta programação gratuita com atividades que focam em ações formativas, espetáculos locais, espetáculos nacionais e internacionais, com a curadoria compartilhada entre Ailton Krenak – liderança indígena, escritor, pensador e membro da Academia Mineira de Letras – e a artista-docente Gilsamara Moura – atual vice-diretora da escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para as inscrições gratuitas nas oficinas é necessário o preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023 ; enquanto que para os espetáculos os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação. Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida e redes sociais FIDA (instagram.com/fidaararaquara e facebook.com/FIDAARARAQUARA ).

·         Programação:

18h30: Chegança com Indígenas Kariri Xocó

Os Kariri-Xocó é um Povo Indígena de Cultura Musical, tendo no Toré sua representatividade maior. O Toré é um conjunto de cantos e danças indígenas que expressa os acontecimentos históricos, culturais, apresentando em forma de arte os fenômenos naturais do universo indígena. Para essa chegança, a cantoria e a dança compõem um momento propício para um início harmonioso, na busca por uma espiritualidade coletiva por meio da energia nativa.

Ficha técnica: Cacique Yradzú Kariri Xocó, Kayé Kariri Xocó, Awyran Kariri Xocó, Aratamã Kariri Xocó

19h: Cerimonial “Sonho Manifesto”

Convidados e autoridades da FUNARTE, MINC, Prefeitura, UFBA

20h30: Espetáculo “Opará, o rio de Rosa: uma viagem pelo Velho Chico”

Na fluência de muitas ideias, o tema do Rio São Francisco nos fez lançar luz sobre as páginas de Guimarães Rosa. Ao mergulharmos no conto A terceira margem do rio, veio-nos a vontade de propor uma continuação para a história do filho que, após anos observando o pai, sentado numa canoa a meio de rio, foge quando este lhe dá sinais de voltar para a terra. Em nossa história, esse filho volta em busca do pai. Na sua viagem pelo Velho Chico, passa por cidades famosas, personagens célebres tirados da realidade ribeirinha, enfrenta assombrações e tormentas. Encara a controvérsia de transposições e a grandiosidade da cachoeira de Paulo Afonso. Tudo para viver o arquetípico encontro entre pai e filho, na travessia das existências.

Ficha técnica:

Direção artística: Carlos Fonseca

Assistente de Direção: Ana Paula Picco

Concepção e produção: Equipe Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira

Professores criadores/colaboradores: Aline Escamilha, Ana Paula Picco, Carlos Fonseca, Dani Lázaro, Denise Torres, Geórgia Palomino, Henrique Bisetto, Janayna Marcatto, Inaiá Braghini, Liliana Jóia, Maza Tidei, Paula Delbon, Pamela Pires, Renata Pestana, Renato Cabrini, Rodrigo Canela e Vivian Tavares.

Elenco: Alunos de 4º a 6º ano e Núcleo de Formados e Formandos

Atores convidados: Alcindo Sabino e Lúcia Krepski

Texto dramatúrgico e direção de espetáculo: Carlos Fonseca

Coordenação de figurinos: Víviam Tavares

Confecção de figurinos: Lilian Pirolla

Cenografia colaborativa: Denise Torres, Maza Tidei e equipe

Operador de luz: Vivian Ibelli Tavares

Operador de som: Henrique Bisetto

Edição de áudio e vídeo: Henrique Bisetto e Ana Paula Picco

Filmaker e fotografia: Inaiá Braghini

Docentes colaboradores: Beatriz Borghi e Guilherme Bridarolli

Classificação Indicativa: livre

Duração: 90 minutos

SERVIÇO:

FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara 2023

Data: 22 de setembro (sexta-feira)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)

Programação:

18h30: Abertura oficial – Chegança com Indígenas Kariri Xocó

19h: Cerimonial – Mesa autoridades e convidades “Sonho Manifesto” (Funarte/MINC/Prefeitura/ UFBA)

20h30: Espetáculo “Opará, o rio de Rosa. Uma viagem pelo Velho Chico”

Grátis

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias