segunda-feira, 27, maio, 2024

Final de semana com feiras, música, circo, literatura, artesanato e cinema

Nesta sexta-feira (3), a partir das 19 horas, a FeirAfro acontece na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva – Bogé”, na Vila Xavier

Mais lido

Na sexta-feira (3), a partir das 19 horas, a FeirAfro acontece na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva – Bogé”, na Vila Xavier, com lançamento da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Além da presença do escritor Ignácio de Loyola Brandão, haverá chorinho com Eloi Brito Quarteto e Junior Barros.

No sábado (4), das 10 às 19 horas, a Feira Tô em Casa, em sua 80ª edição, movimenta o Parque Infantil, no Centro, reunindo empreendedores e artesãos, com uma diversidade de produtos do artesanato local. Decoração, culinária, beleza, brinquedos, moda, acessórios, produtos ecológicos, veganos e gastronomia estão na programação.

Já no domingo (5), das 9 às 16 horas, tem Feira do Botânico, com economia criativa, arte, artesanato, brechó, culinária, desapego, chope e cerveja artesanais, com expositores de Araraquara e região.

No mesmo dia, das 10 às 17 horas, a GiraFeira, no Parque do Basalto, no Jardim Pinheiros/Vila Xavier, traz crochê, tapeçaria, brechó, doces, salgados, pastéis, brinquedos artesanais, produtos para pets e bordados.

Toda a programação é gratuita.

Música

Cantora, compositora e atriz, com influências do Jazz, MPB e R&B, Yasmin Olé vem desenvolvendo sua carreira solo com repertório autoral, trazendo reflexões sobre liberdade, amor-próprio e negritude. Suas composições são acompanhadas de arranjos modernos e elegantes. Nesta sexta-feira (3), às 20 horas, no Espaço Garimpo do Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

Circo

O espetáculo “Entre Bolhas e Borboletas”, com Patty Pantaleão, mescla efeitos de mágica, cores, luzes, música e poesia com gigantes bolhas de sabão, transportando toda plateia a um estado de sonhos e leveza. Textos inspiradores conduzem o espectador, do começo ao fim, a um momento de reflexão e transformação. É no sábado (4), às 16 horas, no Sesc.

+ Música

Formada em 1992, a banda recifense Mestre Ambrósio revisita o repertório dos três álbuns da carreira (Mestre Ambrósio, Fuá na Casa de Cabral e Terceiro Samba) com a formação original. No sábado (4), às 20 horas, no Sesc.

Encontro K-pop

A cultura pop oriental tem rodado o mundo por meio da música e da dança. Esse encontro no Sesc, no domingo (5), às 14 horas, convida jovens interessados no universo K-Pop. J-Pop, C-Pop e cultura nerd/pop mundial. Para jogar, conversar e dançar! Participação livre, sem retirada de senhas.

Choro dos Águas

Domingo (5) tem Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, das 16 às 20 horas, com Feira de Artesanato (16 horas), oficina infantil de introdução à percussão brasileira, com Julio Fabiano (17 horas) e apresentação musical com a banda Main Station (18 horas). Grátis.

Literatura

Na quarta-feira (8), data em que é celebrado o Dia do Artista Plástico, tem apresentação especial do livro “Paulo Mascia – Araraquara, a cidade e sua gente”. O evento gratuito será realizado no Teatro Municipal, às 19 horas.

A obra reúne a visão que o artista Paulo Mascia (1919-1991) tinha sobre Araraquara e é explorada por meio de telas com apresentação da cidade e de crônicas que foram publicadas no jornal “O Imparcial”, além de depoimentos e biografia.

+ Literatura

Neste bate papo, André Gravatá recebe Bel Santos Mayer para falar sobre o livro Parelheiros idas e vi(n)das, em que Bel relata o resultado de seu projeto de pesquisa e de vida, a experiência da biblioteca comunitária de Parelheiros. Na quarta-feira (8), às 20 horas, no Sesc. Grátis.

Território da Arte

Na quinta-feira (9), a programação do Território da Arte terá duas palestras: às 9 horas na Biblioteca Municipal será apresentada a mesa e palestra “Memórias, Cultura e Território”, com Alemberg QuindinsPaulo Portella e Mayra Laudanna; já às 19h30, no Espaço Arte 222, acontece uma roda de conversa com Paulo Portella e artistas locais. Ainda, ao longo da programação, serão realizadas oficinas e visitas mediadas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail educaterritorio24@gmail.com.

Araraquara Rock

Estão abertas as inscrições para o Araraquara Rock 2024. Realizado em julho, quando é celebrado o Dia Mundial do Rock, o evento chega a sua 22ª edição. As inscrições serão realizadas apenas pela internet até o dia 15 de maio, podendo se inscrever quaisquer bandas, em âmbito nacional e internacional, que trabalhem com material autoral. O link para o formulário de inscrição é o https://forms.gle/d6tLoGf6DqSHnS4i7.

Entre as necessidades para concluir a inscrição, os artistas devem disponibilizar informações obrigatórias, como release da banda, pôster da última apresentação ao vivo, um mínimo de três músicas autorais e suas respectivas letras para avaliação, entre outros.

Serão selecionadas oito bandas, através de notas atribuídas pela comissão de seleção, composta por cinco críticos musicais de Araraquara para seleção de bandas de fora da cidade e de cinco críticos musicais de fora de Araraquara para seletiva das bandas locais. Os critérios estabelecidos para pontuação envolvem qualidade musical e criatividade.

Entre as bandas selecionadas, quatro deverão vir da seletiva local, ou seja, de Araraquara. A organização considera “banda local” aquela que, entre seus componentes, tenha pelo menos 50% dos integrantes com residência comprovada em Araraquara. A premiação cultural será no valor de R$ 1 mil para as bandas vencedoras das seletivas locais e R$ 2 mil para bandas de fora de Araraquara.

As bandas que já foram vencedoras das últimas seletivas ficam impedidas de se inscreverem nesta edição; temas e letras que remetam a qualquer forma de preconceito ou intolerância não poderão participar do evento; ainda, as bandas classificadas se comprometem a apresentar, no dia do evento, um repertório que contenha no mínimo 90% de músicas autorais.

O resultado das seletivas será conhecido no dia 24 de maio. O edital completo da seleção pode ser consultado no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br/editais-da-cultura/regulamento-para-inscricao-de-bandas-seletiva-araraquara-rock-2024). Informações gerais sobre o festival estão disponíveis na página oficial “Araraquara Rock” do Facebook, no Instagram e no site da Prefeitura. Dúvidas e esclarecimentos referentes ao edital devem ser encaminhados ao e-mail aqarock@gmail.com.

Cinema

Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):

– Férias Trocadas

– Garfield: Fora de Casa

– Ghostbusters: Apocalipse de Gelo

– Godzilla e Kong: O Novo Império

– Guerra Civil

– Kung Fu Panda 4

– O Dublê

– Spy x Family – Código: Branco

– Star Wars Episódio 1 – Ameaça Fantasma

– The Chosen: Os Escolhidos Ep 3 e 4

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo (Shopping Lupo):

– Garfield: Fora de Casa

– Guerra Civil

– O Dublê

– Rivais

– Star Wars Episódio 1 – Ameaça Fantasma

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias