A equipe de ginástica artística da melhor idade da Fundesport já está na Holanda, onde representará o Brasil na 17ª edição da World Gymnaestrada, que será sediada em Amsterdã entre os dias 30 de julho e 5 de agosto.
No último sábado (22), as atletas se reuniram no Cear, em um encontro que contou com familiares e amigos com o objetivo de desejar sucesso ao grupo, que fez um trajeto rodoviário até Guarulhos, de onde pegou um voo para Amsterdã, com escala em Paris, na França.
Henrique Sanioto, professor responsável pela equipe, destacou a importância da participação. “É uma experiência inigualável propiciar isso a um grupo da melhor idade, que hoje é a nova juventude. Toda a humanidade precisa estar preparada para nos receber, afinal seremos os futuros idosos, se é assim que posso chamar, apesar de que meu grupo não gosta dessa palavra porque eles se sentem jovens hoje. Digamos que os integrantes da melhor idade, que são os nossos futuros jovens, precisam sim de tratamentos importantes para que possam se sentir mais felizes, mais acolhidos, que as oportunidades possam chegar até eles. E essa viagem, além da participação no Mundial representando o nosso país, é um causador de tudo isso”, valorizou.
Essa será a 9ª vez que a equipe representará Araraquara e o Brasil nesse evento, que acontece a cada quatro anos e neste ano conta com a participação de 55 países. A competição equivale ao mundial da categoria Ginástica para todos, modalidade que une as ginásticas artística, rítmica e acrobática, além de manifestações como a dança.
O professor salientou a experiência de fortalecer a vitalidade, a saúde e ao mesmo tempo conhecer outros trabalhos de ginástica do mundo todo. “Estamos falando do maior evento do mundo de Ginástica para Todos. É um grande privilégio que os nossos atletas estão tendo e que a nossa cidade também, por representar o país. Então é só alegria. Teremos uma agenda muito extensa no Mundial, com muitas apresentações e a Noite Brasileira, que é sumamente importante, onde nós selaremos todo o trabalho do nosso continente, do nosso país. Só temos coisas boas para experimentar e é claro que cada uma trará uma bagagem esportiva, cultural e artística muito grande”, concluiu Henrique., avaliou.
No final do mês de junho, a equipe também participou da GINPA, que é a Ginastrada Paulista, evento organizado pela Federação Paulista de Ginástica e que teve como sede a cidade de Praia Grande, com o propósito de reunir os grupos do Estado de São Paulo que representarão o Brasil na Holanda.
Marlene Faustino Arnold, de 82 anos, destaca como integrar a equipe fez a diferença em sua vida. “Eu sou diabética, preciso fazer exercícios, mas não gosto de academia, não gosto de nada. Eu me encontrei na ginástica artística porque é um modo de fazermos exercício alegre, divertido e sem estresse. Hoje eu tenho uma qualidade de vida melhor e recomendo a todos que precisam de exercício, mas não gostam de exercício, essa é uma ótima atividade”, salientou.
O projeto da ginástica artística da melhor idade, vinculado à Prefeitura de Araraquara por meio da Fundesport, é totalmente gratuito e acontece de segunda e quarta-feira, com aulas das 8 às 9 horas, das 9 às 10 horas e das 10 às 11 horas. A inscrição pode ser feita no próprio local da aula, no Pavilhão “Dr. Weenis Dias Macieira”. No momento, a ginástica artística da terceira idade da Prefeitura conta com mais de 200 alunos.