segunda-feira, 27, maio, 2024

IFSP oferece 2.410 vagas para cursos técnicos no 2º semestre de 2024 

São 460 vagas em Araraquara, São Carlos e São João da Boa Vista; inscrições até 05 de maio

Mais lido

Estão abertas inscrições para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo para o segundo semestre de 2024. Em todo o estado são 2.410 vagas, distribuídas em 30 campi. Em Araraquara, São Carlos e São João da Boa Vista são 460 vagas.

Podem se inscrever estudantes que estão cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio e também aqueles que já o concluíram, não importa há quanto tempo. Todos os cursos oferecidos pelo IFSP são totalmente gratuitos, não havendo cobrança de matrícula ou de mensalidade. 

Inscrições
As inscrições devem ser realizadas pelo site https://processoseletivo.ifsp.edu.br/cursos-tecnicos-2024-2. No formulário de inscrição, é obrigatório informar o CPF do próprio candidato.  A taxa de inscrição é de R$ 20, e pode ser paga por meio de Pix, cartão de crédito ou Guia de Recolhimento da União (GRU). 

Isenção do pagamento
Podem solicitar isenção da taxa de inscrição os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos: possuir renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (renda menor ou igual a R$ 2.118,00) por pessoa e ter estudado do 1º ao 9º ano ou da 1ª à 8ª série do ensino fundamental integralmente em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. O pedido de isenção deve ser realizado entre os dias 08 e 14 de abril. 

Caso o pedido de isenção seja aceito, a inscrição será automaticamente efetivada, sem a necessidade de pagamento. Caso negado, o candidato deverá pagar a inscrição até o dia 06 de maio de 2024 para realizar a prova. 

Concomitante e subsequente
Neste processo seletivo, estão disponíveis os cursos técnicos nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio.

Os cursos concomitantes são voltados para aqueles que estão cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio e desejam fazer apenas o curso técnico no IFSP.  

Já os cursos subsequentes são destinados àqueles que já concluíram o ensino médio. Não importa se você acabou os estudos há pouco ou há muito tempo. Não há limite de idade para estudar no IFSP. 

Prova
A prova será realizada no dia 16 de junho de 2024, na mesma cidade ou município da mesma região do campus escolhido na inscrição, e terá duração de três horas.

O horário e o local da prova serão divulgados no dia 13 de junho de 2024, após as 20h, no Portal de Processos Seletivos do IFSP https://processoseletivo.ifsp.edu.br.

A prova terá 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. As questões contemplarão conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática de acordo com conteúdos trabalhados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 

Também é possível acompanhar o cronograma e outros documentos em https://ifsp.edu.br/ps2024cs-2.

Confira os cursos e vagas na região:

Campus Araraquara

Técnico em Mecatrônica – Noturno – 4 semestres – 40 vagas

Campus São Carlos

Técnico em Qualidade – Noturno – 3 semestres – 40 vagas

Técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula – Noturno – 4 semestres – 40 vagas

Técnico em Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor – Noturno – 4 semestres – 40 vagas

Campus São João da Boa Vista 

Técnico em Multimeio Didáticos – EaD – 3 semestres – 300 vagas

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias