sexta-feira, 22, novembro, 2024

Jardim Maria Luiza recebe atividade de educação alimentar

Palestra realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) integrou a programação da 5ª Semana Municipal da Alimentação Saudável

Mais lido

Nesta terça-feira (18), a Unidade de Saúde da Família (USF) ‘Dra. Neusa Maria Afini Dicenzo, no Jardim Maria Luiza, recebeu a palestra “Educação alimentar e nutricional para o bem-estar de crianças, adultos e idosos”, que foi ministrada por professoras e estagiários do curso de nutrição da UNIP. 

O evento integrou a programação da 5ª Semana Municipal da Alimentação Saudável, iniciativa promovida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar, ligada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. A programação vai até este sábado (22) e pode ser acompanhada no site www.araraquara.sp.gov.br.

Ana Carolina Folster, uma das alunas que participaram da organização da atividade no Maria Luiza, falou sobre o propósito do encontro. “Nosso foco foi orientar a população sobre o consumo de sal e açúcar que se encontra atualmente muito elevado em todas as faixas etárias da vida. Trouxemos alimentos que são muito consumidos, desde as crianças até os idosos, como bolacha recheada, refrigerante, achocolatados, molho de tomate industrializado, tempero industrializado, entre outros alimentos que contêm um alto índice de sal e açúcar, além de ter muita gordura”, explicou.

Ela conta que também foi abordada na palestra a lista dos dez passos da alimentação saudável e informações sobre o nível de processamento dos alimentos, como os alimentos in natura, minimamente processados e ultraprocessados. “Fizemos uma atividade para incentivar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável, tendo como base os alimentos in natura e minimamente processados, evitando o consumo desses produtos alimentícios ultraprocessados, que são alimentos muito encontrados atualmente na mesa das pessoas, muito por conta da praticidade. Esses alimentos acabam sendo a base da alimentação das pessoas, porém a base deveria ser os alimentos in natura ou minimamente processados, por isso fizemos uma educação alimentar sobre essa questão. Fica aqui o nosso agradecimento, em nome das meninas do curso de nutrição, pela oportunidade de podermos realizar esse evento e levar um pouco de informação e conscientização para a população”, acrescentou Ana Carolina.  

Semana Municipal da Alimentação Saudável foi instituída por meio da Lei Municipal nº 9024, de 11 de julho de 2017, de autoria do então vereador Roger Mendes. Neste ano, o tema será “Não deixar ninguém para trás: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”. 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias