quinta-feira, 22, fevereiro, 2024

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024, que chega à Araraquara a partir de 06 de janeiro

Com o tema “Se joga no esporte!”, a 29ª edição ocorre até o dia 18 de fevereiro em todas as unidades do Sesc no estado, com mais de mil atividades gratuitas para os públicos de todas as idades

Mais lido

A partir de 6 de janeiro Araraquara recebe uma vasta programação esportiva gratuita, que integra um dos mais tradicionais projetos do Sesc São Paulo de incentivo à prática regular de atividades físicas – o Sesc Verão, que em 2024 chega à sua 29ª edição como tema “Se joga no esporte!”. Até 18 de fevereiro, o público de todas as faixas etárias terá à disposição uma programação gratuita e diversificada, não só na cidade, como em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.  A abertura do evento em Araraquara traz a atleta Jade Barbosa, que aos 6 anos integrava a equipe de ginástica do Flamengo e aos 11 anos conquistou 6 ouros no Pan Americano infantil na Guatemala, colocando-se entre as principais ginastas do país. Na oportunidade, ela conversa com o público sobre sua carreira, trajetória e demonstra um pouco do que realizará nos Jogos em Paris. Outro destaque é o Futebol de Amputados, com a equipe Corinthians Mogi, que já foi Campeã Paulista, da Copa do Brasil e Brasileira da modalidade, apresentando essa vertente do futebol que agrega atletas com deficiências físicas (amputados). Além disso, Presença de Rogerinho (R9) maior artilheiro mundial da modalidade.

Ainda na abertura o público pode esperar muita diversão, com atividades esportivas gratuitas, assim como ao longo de todo o Sesc Verão.

Para nortear a programação deste ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte – metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino, visando transcender a exposição de modalidades esportivas, concentrando-se em processos e princípios pedagógicos que consideram diversos fatores, como as características das pessoas envolvidas, os cenários esportivos, a diversidade de modalidades e do público, além dos contextos socioculturais e os significados atribuídos ao esporte. Para atingir este objetivo, cada unidade do Sesc oferecerá uma programação temática, norteada por um tipo diferente de jogo: Jogos de Invasão, Jogos de Expressão, Jogos de Lutas, Jogos de Marca e Jogos de Rebater.

“O Sesc Verão é, tradicionalmente, o evento institucional que marca o início das atividades a cada novo ano nas unidades do Sesc SP. Isso porque as circunstâncias propícias – clima quente e as férias profissionais e escolares – possibilitam que pessoas e famílias inteiras se permitam sensibilizar e se aproximar das propostas desenvolvidas no âmbito do lazer, das práticas esportivas e das questões socioculturais intrínsecas a esses campos”, destaca o Diretor Regional do Sesc São PauloLuiz Deoclécio Massaro Galina.

Carol SeixasGerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP, reforça a inspiração nos jogos olímpicos para o desenvolvimento da programação diversificada do Sesc Verão 2024. “Nesta edição, sublinhamos as metodologias de ensino do esporte aplicadas pelos educadores do Sesc, fundamentadas no acolhimento, na pedagogia esportiva e no acesso à prática para todas as pessoas. O objetivo é fazer com que os participantes se encantem por uma ou mais modalidades e, a partir daí, possam literalmente se jogar no esporte ao longo de todo ano”, diz a gestora.

SESC VERÃO 2024   –  SESC ARARAQUARA

ABERTURA

Dias 6 e 7 de janeiro, sábado e domingo, das 10h às 18h

Programação gratuita

Escalada esportiva acessível
Atividade destinada a todos os públicos, cujo objetivo é atingir o topo de uma parede de 9m de altura com o auxílio de monitoria especializada. A utilização de roupas confortáveis e calçado fechado é fundamental para vivenciar a atividade com segurança.
De 6 e 7/1, sábado e domingo, das 10h às 17h
A partir de 6 anos
Obrigatório o uso de calçado fechado.
Parede de Escalada
Grátis ateliê
Pintando Uma Música Com educadores da exposição Pequenas Pedras Polidas
Nesta oficina utilizaremos a obra “Pli Selon Pli”, de Vicente de Mello, que se inspira na música com o mesmo nome, para libertar nossos sentidos e pensar a linguagem visual e a linguagem musical em conjunto, venha pintar uma música e se divertir desde o processo até o resultado se surpreendendo com as possibilidades.
Dias 6 e 7/1, sábado e domingo, Das 10h30 às 11h30; das 14h30 às 15h30 e das 15h30 às 16h30
Livre
Sala de Múltiplo Uso 1
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.SplashCleta
As splashcletas são bicicletas adaptadas para funcionarem como “máquinas” de pintura. Enquanto uma pessoa pedala e aciona a rotação do papel, a outra escolhe as cores e a forma de aplicar a tinta. Dessa ação conjunta surgem mandalas e outras formas “abstratas”, determinadas pelas variáveis de intensidade da força centrífuga gerada pela energia das pedaladas, além da quantidade e cor das tintas.De 6 e 7/1, sábado e domingo das 13h às 17h;Hall da OdontologiaTodas as idades
Livre Ginástica com Jade BarbosaJade Barbosa, aos 6 anos de idade, integrava a equipe de ginástica do Flamengo. Com 11 anos conquistou 6 ouros no Pan-Americano infantil na Guatemala, colocando-se entre as principais ginastas do país. Em preparação para sua 3ª Olimpíada, Jade participará da abertura do Sesc Verão em Araraquara contando sobre sua carreira, trajetória e demonstrando um pouquinho do que realizará nos Jogos em Paris.
Dia 6/1, sábado, das 15h às 17h
Todas as idades
Livre
Convivência
Grátis – Sem retirada de ingressos.
demonstração
Ginasticando: Vivências e apresentações de Ginástica.
Apresentações de coreografias e rotinas de treinos de grupos de Araraquara e região.
Espaço que convida o público à conhecer um pouquinho do universo da ginástica, propondo aproximações entre as modalidades competitivas e contemplativas. As pessoas poderão vivenciar posturas, movimentos e construções coreográficas e assistir demonstrações de grupos e atletas.
Dia 6/1, sábado, das 17h às 18h
A partir de 3 anos
Convivência
Grátis – Sem retirada de ingressos.
EsporteandoVivências de diferentes jogos, linguagens e modalidades esportivas que serão desenvolvidas ao longo da programação do Sesc Verão. .

Dia 7/1, domingo, das 10h às 17h

Convivência

10h – Especial GMF – treino aberto

11h – GPT: Acrobacias e Malabarismos Circenses

12h – Roda de Culturas: Capoeira, Samba de Roda e Maculelê

13h – Breaking: Cultura Hip Hop

14h – GPT: Acrobacias e Malabarismos Circenses

15h30 –  Roda de Culturas: Capoeira, Samba de Roda e Maculelê

17h –  Breaking: Cultura Hip Hop

Futebol de Amputados

Com a equipe Corinthians Mogi

Apresentação dessa vertente do Futebol em que participam atletas com deficiências físicas (amputados). Com a equipe Corinthinas Mogi da cidade de Mogi Mirim, que já foi Campeã Paulista, da Copa do Brasil e Brasileria da modalidade. Presença de Rogerinho (R9) maior artilheiro mundial da modalidade.

Dia 7/1, domingo, das 14h às 15h.

Ginásio

Livre

Grátis

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Escalada esportiva acessível
Atividade destinada a todos os públicos, cujo objetivo é atingir o topo de uma parede de 9m de altura com o auxílio de monitoria especializada. A utilização de roupas confortáveis e calçado fechado é fundamental para vivenciar a atividade com segurança.
De 6 a 28/1, terças a sextas, das 14h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 17h
A partir de 6 anos
Obrigatório o uso de calçado fechado.
Parede de Escalada
GrátisSplashCletaAs splashcletas são bicicletas adaptadas para funcionarem como “máquinas” de pintura. Enquanto uma pessoa pedala e aciona a rotação do papel, a outra escolhe as cores e a forma de aplicar a tinta. Dessa ação conjunta surgem mandalas e outras formas “abstratas”, determinadas pelas variáveis de intensidade da força centrífuga gerada pela energia das pedaladas, além da quantidade e cor das tintas.De 9 a 14/1, terça a sexta das 16h às 20h; sábados e domingo das 13h às 17h;Hall da OdontologiaTodas as idades
Livre

Aula aberta
Acrobacias E Malabarismos Circenses

Vivência de diferentes movimentos acrobáticos e de técnicas de malabarismos presentes na cultura circense.

De 9 a 11/1, terça a quinta, das 14h às 18h

Dia 12/1, sexta, das 14h às 17h

Dias 13 e 14/1, sábado e domingo, das 10h às 17h

A partir de 6 anos

Garimpo


vivência
Circuito Ginástico
Experimentações lúdicas de diferentes modalidades que compõe o universo da Ginástica, como trampolim acrobático, solo, argola, barra fixa e trave de equilíbrio em equipamentos acessíveis aos mais diversos públicos.
De 9 a 12/1, terça a sexta, das 14h às 21h, exceto dia no 10/01, quarta, das 14h às 19h
Dia 13/1, sábado, das 10h às 17h
Dia 14/1, domingo, das 10h às 13h
A partir de 6 anos
Convivência
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

aula aberta

Condicionamento Físico em Plataformas Flutuantes

Aula de condicionamento físico no ambiente aquático, no qual os participantes se equilibram em plataformas flutuantes , realizando exercícios de força e resistência.

 De 9 a 13/1, terça e quinta, às 16h e 19h30, quarta e sexta, às 17h e 18h. Sábado, das 11h às 15h.

Aulas de 30min.

A partir de 6 anos.

Parque Aquático. Grátis.

Atividade exclusiva aos frequentadores do Parque Aquático, com exame dermatológico válido.


aula aberta
Forró Roots
Com Embalanço
Vertente da dança do forró, embalada pelo ritmo “Pé de Serra, que tem Itaúnas, cidade do Espirito Santo, como uma de suas grandes referências. O estilo incorporou ao forrozear, passos complexos de pernas, em sua maioria originados e modificados do tango e samba de gafieira.
Dias 9 e 11/1, terça e quinta, das 19h30 às 21h
A partir de 10 anos
Garimpo
Grátis – Sem retirada de ingressos.

bate-papo
Da Ginástica de alta performance a Ginástica Para Todos
Com Andrea João
Uma conversa sobre a ginástica, a partir de diferentes contextos, em especial, do esporte de alto rendimento e do esporte educacional. Com Andrea João, atleta, ex-treinadora e comentarista de Ginástica Artística e Daniela Bento Soares, docente do curso de Educação Física da UNESP, coordenadora do Grupo Ginástico Unesp com atuação no fomento da GPT – Ginástica para Todos. 

Dia 10/1, quarta, das 19h às 21h
A partir de 12 anos
Convivência
Grátis – Sem retirada de ingressos.

aula aberta
Circuito Aeróbio com bikes e Step
Aulas de condicionamento físico realizadas em bikes estacionárias, para o público conhecer e vivenciar esta atividade num circuito com outras opções de atividades aeróbias. Com a orientação de educadores de atividades físicas do Sesc.
De 10/1 a 2/2, quartas e sextas, das 19h30 às 20h30
A partir de 16 anos
Espaço Curumim
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Vivenciando o Badminton

O badminton é uma modalidade esportiva que tem na peteca uma de suas características principais. Nesta atividade o público é convidado à experimentar suas técnicas básicas, participar de jogos e desafios.

De 9 a 12/1, terça a sexta, das 14h às 21h

Dia 13/1, sábado, das 10h às 17h

Convivência

Feiras de Verão

Espaço para exposição de diferentes trabalhos de artistas locais, em que a cultura corporal é o eixo temático, sendo traduzida em brinquedos, vestimentas, registros, dentre tantas outras possibilidades, com intuito de ressaltar a importância e a presença da atividade física no desenvolvimento de culturas e pessoas.

De 12 a 26/1, sextas, das 17h às 21h

Grafite


aula aberta
Movimento Consciente
Com educadores e educadoras do Sesc
Aulas que buscam promover a consciência e expressão corporal, inspiradas em diferentes técnicas do movimento e respiração. Possibilita o estado de presença, relaxamento, bem-estar e autocuidado.

Dias 13/1, 20/1, 27/1, sábados, das 10h às 11h

A partir de 12 anos

Sala de Expressão Corporal 

13/1 – Hatha Yoga

20/1 – Tai Chi Chuan

27/1 – Pilates de solo
Sala de Expressão Corporal
Grátis – Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

demonstração
Apresentação de Parabadminton
Com a atleta Mikaela Almeida
Apresentação dessa modalidade disputada em Jogos Paralímpicos. Mikaela Almeida é natural de Manaus, no Amazonas. Ela nasceu com uma deficiência no membro superior direito e iniciou no parabadminton aos treze anos. Nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, conquistou a medalha de ouro na disputa individual classe SU5. Mikaela foi convocada para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.
Dia 13/1, sábado, das 14h às 15h
Livre

Ginásio
Grátis – Sem retirada de ingressos.

aula aberta
Movimento Morfofuncional
Aula que aborda a consciência Corporal através do Método Feldenkrais e de uma abordagem educativa composta por movimentos naturais, numa dinâmica suave envolvendo atenção, sensações, pensamentos e movimentos de modo integrada.

De 14 a 28/1, domingos, das 10h às 11h30

A partir de 12 anos

Sala de Expressão Corporal
Grátis – Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.


Festival de Vôlei Misto
Dia 14/1, domingo, das 10h às 17h
A partir de 16 anos
Ginásio
Grátis – Somente para inscritos a partir de seleção prévia.

Bora pro Ringue? Brincadeiras e técnicas de Boxe

Bora pro Ringue? Esta vivência convida o público à conhecer um pouco da modalidade esportiva do Boxe, utilizando tanto suas técnicas específicas quanto exercícios e dinâmicas diversas.

De 16 a 19/1, terça a sexta, das 14h às 21h

Dia 20/1, sábado, das 10h às 17h

Dia 21/1, domingo, das 10h às 13h

A partir de 6 anos

Convivência


vivência
Esgrima
Esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e se defender de seu oponente. Nestas vivências o participante poderá conhecer um pouco mais sobre a modalidade e ainda poderá se aventurar em combates variados utilizando sabres e espadas de plástico.  
De 16 a 18/1, terça a quinta, das 14h às 21h
Dia 19/1, sexta, das 14h às 17h
Dia 20/1, sábado, das 10h às 17h
Dia 21/1, domingo, das 10h às 12h e das 14h às 15h (ginásio);

Garimpo

A partir de 6 anos
Grátis – Sem retirada de ingressos.

aula aberta
Karatê
Dias 16 e 18/1, terça e quinta, das 15h às 16h
A partir de 12 anos
Sala de Expressão Corporal
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

vivência
Surfe
Vivência de surfe, adaptada para a piscina, com o objetivo de apresentá-lo enquanto modalidade esportiva olímpica, sem perder de vista os aspectos culturais e ambientais que deram origem a este esporte. Nestas vivências serão ensinadas diferentes técnicas do surfe, desde a remada até o drop.
De 16 a 19/1, terça e quinta, às 16h e 19h30; quarta e sexta, às 17h e 18h;

Dia 20/1, sábado, das 11h às 15h.

Aulas de 30 minutos
A partir de 6 anos
Parque Aquático
Grátis – Sem retirada de ingressos.


aula aberta
Triatlo com Reinaldo Colucci e Mariana Ohata
Aulas abertas de Triatlo com exercícios educativos específicos para natação em grupo (simulando “aguas abertas”), técnicas de transição Natação/corrida, além de treinos de ciclismo em bikes estacionárias com os ex-atletas Mariana Ohata e Reinaldo Colucci.
Dias 16 e 18/1, terça e quinta, das 19h às 21h
A partir de 14 anos
Parque Aquático
Grátis – Inscrições gratuitas na Central de Atendimento – Vagas limitadas.
30 pessoas

aula aberta

Zouk

Ritmo latino embalado por técnicas de giros, movimentos lentas, expressivos e envolventes.

Dias 16 e 18/1, terça e quinta, das 19h30 às 21h

A partir de 10 anos

Sala de Expressão

Garimpo
Grátis – Sem retirada de ingressos.

bate-papo
Na piscina ou no mar, o Surfe e seus encantos
Com Andrea Lopes
Primeira brasileira a viajar pelo planeta competindo profissionalmente no surfe. Entre as principais conquistas, ela foi a primeira brasileira a ganhar um título da WCT (1999), tetra campeã brasileira profissional (2006) e vice-campeã mundial master (2010). Neste bate papo, falará um pouquinho sobre sua experiência na modalidade, as barreiras enfrentadas, além de fazer uma breve demonstração.
Dia 17/1, quarta, das 19h às 21h
A partir de 12 anos
Parque Aquático
Grátis – Sem retirada de ingressos.


intervenção
Pedale seu suco
Pedale seu suco! A Bike Ybá convida o público para a experiência de pedalar e preparar um delicioso suco natural usando a energia do próprio corpo para acionar o liquidificador. É uma forma diferente e sustentável para incentivar o exercício físico e alimentação saudável, além de muita diversão.
Dias 20 e 21/1, sábado e domingo, das 13h30 às 16h
A partir de 4 anos
Hall de entrada
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.


demonstração
Apresentação de Esgrima em Cadeira de Rodas
Com a atleta Carmem Oliveira
Apresentação dessa modalidade disputada em Jogos Paralímpicos. Carmem Oliveira tem uma atrofia na parte inferior da perna direita por causa de uma vacina de poliomielite vencida que ela tomou. Ela conheceu o Movimento Paralímpico ao assistir os Jogos Rio 2016. Praticou o tênis de mesa antes de migrar para a esgrima. Representou o Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio em 2020.
Dia 21/1, domingo, das 14h às 15h
Livre
Ginásio
Grátis – Sem retirada de ingressos.

aula aberta

Nos passos do Breaking

Top Rock, Go Down, Footwork? Conhecem? Estas e outras técnicas, que serão apresentadas e vivenciadas pelo público, compõem o Breaking, que integra a cultura Hip Hop e que, atualmente, também faz parte das modalidades esportivas olímpicas.

De 23 a 25/1, terça a quinta, das 14h às 18h

Dia 26/1, sexta, das 14h às 17h

Dia 28/1, domingo, das 10h às 17h

acima de 6 anos

Ginásio / Quadra 2
Grátis – Sem retirada de ingressos.

aula aberta
Passinhos Flash Back
Com Zambabem
Febre nos bailes nos 80 e 90, os passinhos perpassam gerações e ainda são marcantes. Nestas aulas, a proposta é de reviver um pouquinho do dançar em grupo e de desafiar-se à novos passos.
Dias 23 e 25/1, terça e quinta, das 19h30 às 21h
A partir de 10 anos
Garimpo
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Percursos: Conhecendo o Parkour

Esporte que explora a arquitetura do ambiente para criar e desenvolver diferentes formas de deslocamento, desenvolvendo habilidades e destrezas em ações como saltos, escaladas, equilibrismo.

De 23 a 25/1, terça a quinta, das 14h às 21h

Dia 26/1, sexta, das 14h às 17h

Dias 27 e 28/1, sábado e domingo, das 10h às 17h

Convivência

bate-papo
Breaking: Da Manifestação de Rua aos Palcos Olímpicos

O processo de esportivização de manifestações culturais como o Skate, Parkour e Breaking marcam a última década, trazendo posições e ações paradoxais, entre apoio e resistência, potencias e descaracterizações. Neste sentido, este bate-papo é um convite ao público à reflexões sobre a cultura Hip Hop e, em especial, o Breaking nos dias atuais. Com Nelson Triunfo.

Dia 24/1, quarta, das 19h às 21h

A partir de 12 anos

Convivência

Grátis – Sem retirada de ingressos.


Festival de Basquete 3×3
Dia 28/1, domingo, das 10h às 17h
A partir de 14 anos
Ginásio / Quadra 2
Grátis – Somente para inscritos a partir de seleção prévia.


vivência
Jogos de Precisão
Mini Golfe e Futesinuca
Arena lúdico-esportiva composta por circuito de mini golfe e “futesinuca” (futebol e sinuca), que prometem desafiar os participantes nas suas jogadas de precisão.
De 30/1 a 2/2, terça a sexta, das 14h às 18h
Dia 3/2, sábado, das 10h às 14h
Todas as idades
Convivência
Grátis – Sem retirada de ingressos.

aula aberta
Samba Rock
Com Studio Zambabem
O Samba Rock já marcava a cena da dança nas periferias de São Paulo no início da década de 1950. As aulas são convites ao público para conhecer um pouquinho desta corporeidade e musicalidade.
Dias 30 e 1/2, terça e quinta, das 19h30 às 21h
A partir de 10 anos
Garimpo
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias