quinta-feira, 22, fevereiro, 2024

‘Natal Musical’ começa às 16 horas neste sábado (23)

O show “Chorinho de Natal”, de Pedro Luís Freitas, em frente à Prefeitura, com a presença do Papai Noel, terá início mais cedo

Mais lido

O “Natal Musical”, projeto realizado nesta semana pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – se encerra neste sábado (23) com a apresentação de Pedro Luís Freitas no show “Chorinho de Natal” e também com a presença do Papai Noel. O show gratuito terá início mais cedo, às 16 horas, na Esplanada das Rosas – a praça em frente à prefeitura.

Pedro Luís Freitas é bandolinista, cavaquinista e educador musical, com atuação em diversos grupos de choro e samba e pesquisa voltada para a música instrumental, inclusive é mestrando em Bandolim pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A apresentação no “Natal Musical” reunirá clássicos do choro e algumas músicas de Natal em ritmo de choro e samba. O músico Pedro Luiz conta que Araraquara possui forte tradição na formação de importantes instrumentistas que atuam no cenário musical do interior paulista e até em âmbito nacional.

“Esta história tem início em 1928, quando foi fundado o Conservatório Dramático e Musical de Araraquara, que teve como um de seus fundadores o Maestro José Maria Tescari, com aulas de violino, piano, teoria musical e harmonia. Depois, no ano de 1943, surge a Orquestra Sinfônica de Araraquara-SP e em 1947 o Quarteto de Cordas.”

Com o encerramento das atividades do conservatório, diversos músicos buscaram aprimorar seus conhecimentos em universidades e conservatórios localizados em cidades próximas ou em outros estados, trazendo para a cidade novas contribuições e perspectivas de ampliar o acesso aos mais variados gêneros musicais existentes em nossa cultura.

Pedro Luiz conta que, entre esses diversos gêneros musicais, pode se destacar o “Chorinho” ou “Choro”, que teve seu início como uma maneira de tocar importantes gêneros musicais aqui aclimatados por volta do século XIX, como a polca, a valsa e o tango.

“Por volta do século XX, nomes como o de Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth e Pixinguinha cristalizaram esse gênero musical, e ainda tivemos Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali e Waldir Azevedo se destacando como grandes virtuoses. O Choro de espalhou pelo país e importantes nomes apareceram em diversas localidades, como os paulistas, Armando Neves, Garoto, Antônio Rago, Izaías e pelo Nordeste, nomes como o de Luperce Miranda, Ratinho e Canhoto da Paraíba contribuíram para a disseminação do gênero.”

O músico acredita que, nos dias de hoje, mesmo distante da grande mídia, o Choro resiste e persiste, pois surgem novas gerações de instrumentistas e pesquisadores, contribuindo com a manutenção e renovação dessa expressiva manifestação cultural que por meio de projetos culturais, festivais e eventos relacionados ao gênero se mantém vivo e presente.

“Em Araraquara não é diferente: aqui residem grandes instrumentistas que influenciaram e influenciam até os dias de hoje gerações de novos músicos que passaram a conhecer e levar adiante o gênero do Choro. Violonistas, cavaquinhistas, bandolinistas e percussionistas naturais daqui formaram grupos e se apresentaram com destaque por diversos palcos espalhados não só pelo país, mas também pelo mundo, representando da melhor forma possível nossa cultura e também levando o nome da nossa cidade”, aponta Pedro Luiz.

Vale lembrar que o projeto “Natal Musical”, nesta semana, apresentou a seguinte programação: Comunidade Shalom com o teatro musical “Filho de Deus, Menino Meu” (dias 19 e 22); Banda Main Station com “Christmas Station” (dias 20 e 21); e Nayara Inorro com música sertaneja (dia 22). O show “Chorinho de Natal”, com Pedro Luís Freitas, é o convidado da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart para encerrar a programação.

A Esplanada das Rosas é a praça em frente à Prefeitura de Araraquara e está localizada na Rua São Bento, 840, na região central. Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

“Natal Musical”

Local: Esplanada das Rosas – praça em frente à Prefeitura de Araraquara (Rua São Bento, 840 – Centro)

  • Programação:

– Sábado (23/12) – 16 horas: Pedro Luís Freitas com “Chorinho de Natal”

Grátis

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias