Nesta quarta-feira (4), a equipe do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” esteve na Emef “Henrique Scabello”, no Jardim das Hortências, para realizar uma oficina antirracista com os alunos do ensino fundamental. Durante o encontro, Thiago Morais e Thiago Rodrigues falaram sobre as formas do racismo e como ele se apresenta, dando como exemplos como o estrutural, o institucional, o religioso, o recreativo, e também sobre o empoderamento negro.
Na oportunidade, também explanaram sobre o valor da representatividade negra nos diversos espaços públicos e privados, reconhecendo a importância de jovens negros poderem visualizar oportunidades. “Trabalhar desde a infância o desenvolvimento de crianças pretas e empoderá-las é fundamental para auxiliar na construção diária do combate ao racismo, viabilizando que essa criança tenha ferramentas para se auto-afirmar e se vislumbrar em um futuro que a leve para onde quiser estar, sem que a cor da pele seja um impedimento”, comentou Thiago Morais.
Na oportunidade, a equipe utilizou algumas dinâmicas lúdico-pedagógicas visando a reflexão dessas crianças e estimulando o pensar crítico, sobre o enfrentamento ao racismo, bem como se enxergarem em espaços de poder, usando como referência cientistas e inventores negros.
O número do Programa SOS Racismo é o (16) 99626-9466, sendo este um canal de orientação e acompanhamento das denúncias de todas as formas discriminação racial, injúria e preconceito motivado pela cor da pele ou etnia.