sábado, 6, julho, 2024

Letramento racial é tema de encontro promovido por parceria entre Ferroviária e Centro Afro

Ação reúne lideranças comunitárias nesta quarta-feira (30) na Sala de Imprensa da Fonte Luminosa

Mais lido

A Ferroviária, por meio de seu Departamento de Desenvolvimento Humano, e a Prefeitura de Araraquara, através do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, realizam nesta quarta-feira (30) um encontro que abordará o tema letramento racial com lideranças comunitárias convidadas pela Coordenadoria de Participação Popular. Participam também desse grupo os gestores dos Postos de Atendimento do Selmi Dei, Nelson Vicente Júnior, e da Vila Xavier, Tom Tiezzi, e lideranças do esporte amador convidados pelo Centro de Referência Afro.
Na gramática, o letramento é um estágio posterior à alfabetização. Depois de decodificar a linguagem a ponto de ler e escrever, o aluno está apto a compreender que ela é, ao mesmo tempo, produto e produtora da realidade. Assim, o letramento racial é um conjunto de práticas que nos ensina a enxergar como as relações raciais modelam o mundo e como elas são modeladas por ele. Trata-se, portanto, de um elemento crucial para uma (re)educação antirracista.
A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais da Prefeitura, Alessandra Laurindo, falou sobre o objetivo da reunião. “A proposta está em construção juntamente com a diretoria da Ferroviária, para que juntos possamos avançar no propósito do clube para além de um time, uma cidade, e consequentemente estimularmos a reflexão para uma conscientização antirracista e assim movimentar o território de cada participante. Seja com ações, com campanhas, fundamentalmente o propósito é ampliar o combate ao racismo”, apontou.
A ação já teve um encontro realizado no último dia 22, terça-feira, quando Alessandra Laurindo representou a Prefeitura, enquanto a Ferroviária foi representada pela psicóloga Annie Kopanakis e pela assistente social Priscila Almeida, que também é Coordenadora de Políticas Antirracistas do clube. Em uma reunião que também teve a presença das mesmas lideranças comunitárias, foram discutidas alternativas para levar o debate racial para toda população da cidade.
Priscila Almeida valorizou a reunião. “Acredito que foi de suma importância este encontro, fortalecendo a construção do trabalho que nós estamos desenvolvendo no papel de um clube antirracista. Nesta primeira reunião, contamos com a presença da coordenadora Alessandra Laurindo e participantes de diversos territórios da cidade onde, em conjunto, propomos a mobilização e envolvimento da sociedade e das lideranças comunitárias nos territórios, para que possamos desenvolver ações em conjunto no decorrer deste e do próximo ano contra o racismo. Deixando claro que esse projeto não é somente da Ferroviária, ele vai além. É um projeto coletivo que construiremos diariamente com a colaboração das lideranças comunitárias”, ressaltou.
Outro encontro realizado pela Ferroviária em parceria com o Centro de Referência Afro de Araraquara ocorreu em outubro, com um workshop denominado “Araraquara, Morada do Sol e não do racismo”, que contou com a participação de todos os funcionários do clube.

Foto: Tiago Pavini/Ferroviária

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias