quinta-feira, 22, fevereiro, 2024

Marcelo Teroca faz live de lançamento de novo livro na segunda (11)

"A arte da coincidência: o código depurado na essência" correlaciona números e fenômenos cósmicos da criação e da evolução do universo; a obra já está à venda no site do autor

Mais lido

O engenheiro, compositor e professor araraquarense Marcelo Teroca fará na próxima segunda-feira (11), às 19h, uma live para o lançamento online do seu novo livro, “A arte da coincidência: o código depurado na essência”, produzido pela Editora Casa da Árvore.  Em formato de entrevista, a live será transmitida ao vivo pelos canais do autor no Facebook e Youtube.

Este é o segundo livro de Teroca, que foi lançado oficialmente em evento presencial realizado na Biblioteca Municipal de Araraquara, no último dia 24/11. Assim como o primeiro livro, esta nova obra trata de correlações entre números e fenômenos cósmicos ligados à criação e evolução do universo. Com isso, seu conteúdo revisita o tema tratado em “A arte da coincidência: o código matemático da existência”, publicado no ano de 2020, pela mesma editora.

O prefácio do novo livro foi escrito pelo engenheiro e professor da USP em São Carlos, Coca Ferraz. A orelha é assinada por José Henrique Martiniano, engenheiro, músico, compositor, arranjador e produtor musical. O livro está à venda, em formato impresso e digital, por meio do site do autor, www.marceloteroca.com.br.

Conteúdo e trajetória

Organizado em sete capítulos, o conteúdo do livro tem por fio condutor correlações estabelecidas em torno de cinco números emblemáticos. Quatro deles são amplamente conhecidos da matemática: o Pi (3,1415…), o número de Euler (2,7182…), o Fi (1,6180…), que estabelece a chamada razão áurea de Fibonacci, e o Delta (4,6692…), número do caos, relacionado à lei da entropia. O quinto número (1,7632…), possivelmente nunca antes identificado, foi nomeado por Teroca como o número do éter e, segundo o autor, representa a quintessência da natureza. 

“Na matemática espiritualista de Marcelo Teroca, números são entidades capazes de ressignificar mistérios intrigantes da vida, do mundo e do universo”, informa o texto de contracapa da obra. “Fórmulas que assumem feições de ciência e de mito. Equações que exprimem não somente os elos e ecos, mas também o ethos e o logos primordial. Uma linguagem da criação em pura essência, em que cada conta ou correlação sugere uma manifestação divina. (…) O código matemático do universo, agora depurado em sua essência, é uma chave ímpar na equação que nos relaciona ao espaço e ao tempo, ao cosmos e ao caos, nesse admirável e seleto grupo que forma o conjunto dos números eternos.”

Sobre o autor

Marcelo Longo Vidal, conhecido como Teroca, nasceu em Araraquara, interior de São Paulo. Formou-se na Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e atuou por mais de trinta anos como professor de matemática e como engenheiro. É sambista, cantor e compositor, com três discos lançados.

Desde o início da década de 1990, idealizou e organizou dezenas de projetos musicais e culturais. Também apresenta um programa de rádio semanal sobre samba e choro e escreve sobre música e cultura brasileira com regularidade para jornais. Foi fundador de blocos carnavalescos, compositor de sambas-enredos e o primeiro presidente do Clube do Samba de Araraquara. 

No futebol dente de leite e juvenil, formou dupla de área com o jogador Careca. Em 2020, publicou seu primeiro livro, “A arte da coincidência: o código matemático da existência”, pela Editora Casa da Árvore.  

Serviço 

Live de lançamento do livro: “A arte da coincidência: o código depurado na essência”, de Marcelo Teroca. 296 páginas. Editora Casa da Árvore, 2023

Dia 11/12 

Horário: 19h às 20h 

Facebook: www.fb.com/MarceloTeroca

Youtube: www.youtube.com/@marcelolongovidal5580

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias