A Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental (GPSEA), juntamente com o Centro Municipal de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Basalto (CMEA-Basalto), registrou nesta segunda-feira (06 de fevereiro), o Dia do Agente de Defesa Ambiental.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade destaca que sua Secretaria é composta por técnicos com formação em diferentes áreas ambientais e realizam um excelente trabalho junto ao município de Araraquara. “Aproveito para parabenizar todos os funcionários, além de destacar a importância do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Composto por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, tem o caráter consultivo e deliberativo ajudando na construção de um modelo mais sustentável de desenvolvimento”.
O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, explica que no dia 6 de fevereiro é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental, homenageando aqueles que trabalham pela proteção ambiental e pelo desenvolvimento sustentável.
“O Agente de Defesa Ambiental é responsável por fiscalizar, resolver e propor atividades e obras para a conservação, prevenção e recuperação do meio ambiente, através de vistorias, estudos técnicos de locais, análise de processos e avaliação de impactos, visando o cumprimento da legislação ambiental. Esse profissional promove a educação ambiental, orientando o público sobre os cuidados necessários para garantir a preservação do meio ambiente e um modelo sustentável de desenvolvimento. Além disso, é sua função fiscalizar, monitorar e coibir de infrações além de propor medidas de mitigação de impactos ambientais negativos”.
Segundo ele, todas as pessoas que de alguma forma protegem o meio ambiente, podem ser considerados Agentes Ambientais. “Este é o momento apropriado para refletirmos sobre a necessidade urgente de sermos protagonistas nas questões ambientais e, consequentemente, potenciais agentes ambientais. Todos nós dependemos do meio ambiente para sobreviver, por isso precisamos cuidar do nosso planeta, começando a respeitar as leis ambientais e preparando-as para as gerações futuras, a fim de possibilitar um planeta sadio para nossos sucessores”, conclui.