segunda-feira, 8, julho, 2024

Mulheres relatam alegria com a Oficina de Bonecas do “Julho das Pretas”

Atividade foi realizada na sexta-feira (14) no CRAS do Cecap e no sábado (15) no Quilombo Rosa

Mais lido

O “Julho das Pretas”, programação realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais e Coordenadoria de Políticas para Mulheres, teve início com a oficina com debate “Confecção de bonecas negras: histórias de resistência e autoestima”, que foi oferecida na sexta-feira (14) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Cecap e no sábado (15) no espaço Quilombo Rosa, no Valle Verde.

A oficina de confecção de bonecas negras foi ministrada pela arte-educadora Fátima Barbosa. Já o debate teve a mediação da coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, e da coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima. O Quilombo Rosa fica na Avenida Lázaro Machado, 1150, Valle Verde.

A oficina agradou as participantes, que já aguardam por novas oportunidades como essa. “Eu amei o curso, que foi muito construtivo, com ideias muito bacanas. gostaríamos que tivesse mais, pois foi muito bom para nós”, opinou Ieda Regina Neves dos Santos.

Maria Helena Micali, que também participou da oficina, aprovou a iniciativa. “Gostei muito do curso e das meninas que deram o curso, que são muito comunicativas. Também gostaria que tivéssemos mais cursos como esse aqui no bairro, o que facilita muito para não gastarmos com transporte”, destacou.

Istael Ribeiro do Amaral também se mostrou animada com o aprendizado. “O curso foi excelente, amamos o curso, aprendemos a fazer a bonequinha e agradecemos se pudermos ter mais experiências como essa”, apontou.

Zenaide Custódio resumiu sua empolgação. “O curso foi maravilhoso, assim como a professora. Queremos mais”, afirmou.

O “Julho das Pretas” é uma ação que visa fortalecer as organizações protagonizadas por mulheres negras, reforçar as pautas de gênero e raça, trazer mais visibilidade à essa luta e exigir políticas públicas. A agenda também é inspirada no fato de julho ser o mês de fortalecer o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (dia 25), o Dia Nacional de Tereza de Benguela (25) e o Dia da Mulher Africana (31).

A programação terá sequência nesta segunda-feira (17), às 19h, quando o Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti” (Avenida Espanha, 532, Centro) receberá o Café das Pretas com Debate, com o tema “Enegrecer as ações de enfrentamento e atendimento”, com apoio do Aquilombamento das Promotoras Legais Populares Pretas de Araraquara.

A programação seguirá até o dia 30, com uma agenda composta por oficinas, debates, Prêmio Drª Rita de Cássia e a Feira & Festa Afro Kilombô.  

PROGRAMAÇÃO – JULHO DAS PRETAS

17 de julho, segunda-feira
19h – Centro de Referência da Mulher
Café das Pretas com Debate: “Enegrecer as ações de enfrentamento e atendimento”
Apoio: Aquilombamento das Promotoras Legais Populares Pretas de Araraquara

De 20 a 24 de julho
Encontro Nacional da Rede de Mulheres Negras no Combate à Violência em Salvador

25 de julho, terça-feira
19h – Casa SP Afro
“AfroDivas – Jornada do Conhecimento” – (empoderamento através da estética)
– Oficina de confecção Tiaras e Colares e debates sobre o empoderamento feminino/ Políticas para mulheres negras.
Com as artesãs: Mari & Meri, que irão proporcionar a oportunidade de se encantar ao criar tiaras e colares, numa oficina prática e muito divertida.
– Estética e cuidados essenciais: Cabelos, pele e maquiagem.
Parceria com MEA – Afro

27 de julho, quinta-feira
19h – Casa SP Afro – Brasil
Prêmio Drª Rita de Cássia – (Premiação que homenageia anualmente dez mulheres negras (pretas, pardas, latino-americanas e caribenhas) que se destacaram profissionalmente ou prestaram relevantes serviços na área social, tendo como objetivo a valorização da mulher afrodescendente no contexto da cidadania.

29 de julho, sábado
A partir das 18h – Praça da Independência
Feira & Festa Afro Kilombô   

30 de julho, domingo
A partir das 10h – Praça da Independência
Feira & Festa Afro Kilombô 

Parceiros:
Frente Parlamentar Antirracista
MEA-Afro
Coletivo Cadê Tereza
Secretaria Municipal de Cultura / Fundart
(Coordenadoria Executiva de Acervos e Patrimônio)
Aquilombamento das Promotoras Legais Populares Pretas de Araraquara
MariBiju

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias