domingo, 7, julho, 2024

Museu de Reminiscências Esportivas fará exposição sobre a Copa do Mundo

Mostra reunirá itens de ex-jogadores araraquarenses que já vestiram a camisa da Seleção Brasileira

Mais lido

Enquanto a exposição “Roseli ‘Basquete’ Gustavo da Silva” entra em suas últimas semanas, o Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha” já divulgou o tema de sua próxima exposição temática. Com entrada gratuita para o público, a mostra “Em clima de Copa do Mundo 22: Jogadores de Araraquara que vestiram a camisa amarelinha” será exibida entre o próximo dia 26 de novembro e o dia 31 de janeiro do ano que vem. Até o momento, confirmaram presença os ex-jogadores Dê, Tuti, Fabrício, Silvinho e Marinho Rã, porém a organização ainda aguarda a confirmação de mais participantes para a exposição, como Mauro Pastor e Careca.

Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, que é monitor do Museu de Reminiscências, falou sobre a ideia da mostra. “Depois dessa grande exposição da Roseli, que é um sucesso com mais de 600 visitantes e esperamos chegar a mil, nos reunimos com a coordenação do museu e chegamos à ideia da Copa do Mundo. A ideia veio do professor Yuri Posca, da Escola CBF Gol de Placa de Araraquara. A coordenação do museu aprovou a sugestão e inclusive os atletas estão prometendo doar algumas coisas que eles usaram na seleção. Esperamos atrair o público para que o local seja cada vez mais visitado”, comentou.

Exposição em homenagem à Roseli

Em exibição até o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a exposição “Roseli ‘Basquete’ Gustavo da Silva” tem o propósito é homenagear um dos maiores nomes da história do esporte de Araraquara: a ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete e que hoje atua como presidente da Fundesport. À princípio, a mostra seria encerrada no dia 31 de outubro, porém a grande procura do público motivou a prorrogação. A exposição, aliás, também integrará a agenda de eventos do Mês da Consciência Negra, promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Étnico-Raciais.

Roseli Gustavo da Silva nasceu em Araraquara e passou sua infância no bairro do Melhado. Iniciou sua caminhada no basquetebol aos 11 anos por influência de sua irmã, que já praticava a modalidade. Aos 12 anos, foi convidada para integrar a equipe de basquete da UNIMEP de Piracicaba. Aos 16, já fazia parte da Seleção Brasileira adulta, onde conquistou os principais títulos da modalidade na década de 90 ao lado das jogadoras Hortência, Magic Paula, Marta Sobral e Janeth. Ajudou o Brasil a fazer história com o título do Pan-Americano em Cuba no ano de 1991 e do Mundial na Austrália em 1994, além da medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996. Mesmo depois de encerrar sua carreira nas quadras, a araraquarense nunca deixou o esporte e comandou projetos de revelação de talentos em parceria com o Sesi e atualmente trabalha como presidente da Fundesport e coordenadora executiva de Projetos Esportivos de Inclusão Social da Secretaria de Esporte e Lazer de Araraquara.

Natal Solidário

O Museu de Reminiscências Esportivas lançou no último dia 25 sua campanha “Natal Solidário 2022”, que visa arrecadar brinquedos e guloseimas para crianças em situação de vulnerabilidade social de Araraquara. As doações podem ser feitas até o dia 16 de dezembro no próprio museu.

Museu de Reminiscências Esportivas

O Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha fica no complexo aquático do Estádio da Fonte Luminosa Araraquara, atrás da arquibancada das piscinas, com entrada pelo portão 4 do complexo. A exposição é apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Araraquara e Fundesport, e conta com o apoio de Clube Araraquarense, Chaveiro Móvel do Carlão, Juliana Pereira Pedagoga, Despachante Araraquara, Marcos Garrido Vereador, Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada, +3 Minutos, Panificadora Bortolozo, Nice Salgados e Malharia Bruno.

Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, com mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, do esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol. Entre os itens em exposição no local estão camisas, fotos e troféus.

Falecido em 19 de novembro de 2014, Paschoal não chegou a ver a Ferroviária retornar para o Paulistão em 2015 e também não viu seu museu ser inaugurado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. A programação do espaço conta com apoio cultural mensal do Clube Araraquarense e do vereador Marcos Garrido, que ajudam na manutenção do museu, e do grupo Filhos do Paschoal.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 11h e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo celular/Whatsapp (16) 99701-6489 ou pelo e-mail filhosdopaschoal@filhosdopaschoal.com.br.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias