sábado, 15, junho, 2024

Museu do Boneco recebe aporte da Lei Paulo Gustavo para manutenção de suas atividades

Reformas estruturais, oficinas e espetáculos formam o cardápio

Mais lido

Espaço multicultural independente e referência no Brasil todo quando o assunto é teatro de bonecos, o Museu do Boneco, até abril de 2025, conta com o aporte da Lei Paulo Gustavo – via Estado de São Paulo – para garantir seu funcionamento pleno para o público de Araraquara e Região.

Por conta desse recurso, o Museu conseguirá manter todas as atividades desenvolvidas no local a preços populares, e ainda promover outras ações de formação. Para além da programação cultural, o aporte possibilitará ainda uma reforma estrutural no espaço visando maior acessibilidade como a criação de rampas de acesso, áudio descrição da exposição permanente e tradução em libras em alguns espetáculos da sua programação. Há ainda o projeto de comunicação dos informativos em três línguas: português, inglês e espanhol. O objetivo é tornar a experiência da visita ao Museu ainda mais acolhedora.

Já as oficinas de formação, voltadas à professores e demais interessados estão previstas para o segundo semestre. Contação de histórias e confecção de bonecos estão dentro dos assuntos que serão tratados. As informações mais detalhadas, bem como datas e horários, serão divulgadas nas redes sociais do Museu (@museudoboneco).

Para além das oficinas e da programação habitual, o Museu ainda realizará sessões gratuitas para algumas escolas do município.  “As primeiras crianças que vamos receber são oriundas da CE Integral da EMEF. Gilda Rocha de Mello e Souza. Elas chegam por aqui nos dias 12 e 13 de junho. Esse apoio da Lei Paulo Gustavo é importante para afiançar o pleno funcionamento do espaço e ainda a manutenção da equipe de colaboradores. Desta forma, conseguimos seguir com o trabalho desenvolvido até aqui”, comenta o diretor do Museu, Márcio Pontes.

Localizado na R. Carlos Gomes, 3527, o Museu Espaço do Boneco pode ser visitado aos finais de semana, quando há as apresentações em seu mini teatro. No entanto, agendamentos para visitas de grupos escolares, oficinas ou ainda apresentações de seu repertório, podem ser feitas sempre às quartas e quintas-feiras. O caminho para informações é Whatsapp, no número 16 3311 6885.

“Para quem ainda não conhece, vale a pena uma visita ao local que conta com uma exposição permanente com bonecos criados pela Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos, um mini teatro com capacidade para 53 pessoas, sala de múltiplo uso, uma pequena bomboniere e um espaço amplo em seu jardim. Aos finais de semana sempre há apresentações infantis”, convida Pontes.

Programação

Neste sábado e domingo, o Museu do Boneco encerra a temporada do espetáculo “Flicts – A história de uma cor” de uma maneira especial: por conta do aniversário do Tio Márcio, os ingressos para este sábado (01), às 15h e domingo (02), às 11h podem ser trocados por um brinquedo usado. Cada troca dá direito a 2 convites, que podem ser retirados no local com 2 horas de antecedência. A montagem é uma adaptação do livro homônimo do autor brasileiro Ziraldo, pai do famoso ‘Menino Maluquinho’.  

No palco, era uma vez uma cor muito rara e muito triste, que era chamada de feia e sem graça por todos e ninguém a queria por perto. Uma cor diferente das outras, que só queria ser aceita e não queria mais viver só. Seu maior sonho era encontrar o seu lugar no mundo.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias