segunda-feira, 20, maio, 2024

Paratleta de Araraquara é convocado para o Mundial no Japão

Matheus de Lima representará o Brasil na disputa que acontece entre os dias 17 e 25 de maio

Mais lido

Revelação das Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara, o paratleta Matheus de Lima foi convocado nesta semana pelo comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar o Brasil no World Para Athletics Championships, que será realizado entre os dias 17 e 25 de maio na cidade de Kobe, no Japão.

O atleta de 20 anos irá se apresentar ao grupo no dia 17 de maio no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. No Japão, ele disputará os 100 metros rasos da categoria T44, que envolve atletas com transtorno do movimento de baixo grau ou de grau moderado em uma das pernas.

José Rogério Figueira, técnico de atletismo da Fundesport, falou sobre a convocação. “Estamos muito contentes com essa convocação do Matheus, apesar de já ser uma convocação esperada pelo que ele já fez no ano passado. Apesar de ter sofrido com lesões no posterior da coxa, ele fez bons resultados. Mas o grande foco dele está nas Paralimpíadas de Paris. Esse é o grande sonho dele e de qualquer atleta que treina bastante todos os dias. Estamos todos contentes e é a realização de um trabalho, apesar de ele ser muito jovem”, comentou.

Matheus nasceu com uma má-formação abaixo dos joelhos. Começou a praticar atletismo por influência do primo, que também era corredor. Entre suas principais conquistas estão o bronze nos 100m no Mundial Paris 2023, o ouro nos 100m no Grand Prix de Paris 2022 e ouro nos 100m no Grand Prix de Marrakech 2022.

Escolinhas de Esportes

Vale destacar que o atletismo é uma das modalidades oferecidas no programa Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara. As aulas da modalidade acontecem no Parque Botânico (terça a sexta-feira, das 15h às 16h; das 16h às 17h), campo do Jardim Morumbi (terça e quinta-feira, das 15h40 às 17h50; segunda e quarta-feira, das 16h30 às 17h30), na Área de Lazer Ieda (terça e quinta-feira, das 15h às 16h). Já o paratletismo acontece no mini-campo do Parque do Botânico (quarta-feira, das 8h às 9h30; das 15h às 16h30).

As aulas são realizadas no contraturno escolar, para meninas e meninos, de 6 a 16 anos, em 17 modalidades esportivas. Os esportes coletivos oferecidos são basquete, futebol, futsal, vôlei e handebol, enquanto as modalidades individuais são atletismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa, ginástica artística, capoeira, skate, taekwondo, karatê, judô, damas e xadrez. O programa conta com o apoio da Unimed.

Os interessados devem comparecer diretamente no local das aulas e fazer sua matrícula com o professor. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que fica no Gigantão e com horário de atendimento das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30, ou pelo telefone 3303-2711 e 3303-2701.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias