segunda-feira, 27, maio, 2024

“Abril Verde” alerta para a conscientização sobre a segurança e a saúde do trabalhador

Campanha visa sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) apoiam o Abril Verde, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. A campanha surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

Em Araraquara, o Cerest abrange os 24 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS III), do Governo Estadual. O órgão visa promover a saúde do trabalhador urbano e rural, independente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho.

Nivaldo Aparecido de Andrade, gestor do Cerest, falou sobre a importância da campanha. “O Abril Verde, além de dar visibilidade a essa temática, busca sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Muitas vezes, essas doenças e esses acidentes são evitáveis”, apontou.

A necessidade dessa conscientização se torna ainda mais urgente ao analisar os números de acidentes e óbitos relacionados ao trabalho. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), entre 2012 e 2022 foram registradas 25.492 mil mortes de trabalhadores em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil. Além disso, foram mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT).

Nivaldo também chama a atenção para os números de Araraquara e região, que foram levantados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Dentro da área de abrangência do Cerest, foram notificados 3.829 acidentes no ano de 2023 e 275 acidentes registrados em 2024, até a presente data. Para o município de Araraquara, foram notificados 856 acidentes em 2023 e 205 acidentes em 2024, até agora. Neste mesmo período, o levantamento dos acidentes fatais registrados no SINAN indicou 10 óbitos no município de Araraquara e 30 óbitos na área de abrangência”, aponta.

O gestor destaca que é importante engajar a sociedade como um todo, para que todos se envolvam na luta por um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. “Procuramos, através de algumas ações, reconhecer os riscos e promover ações de melhoria. Alguns fatores de risco para o sofrimento, para o adoecimento mental no trabalho, muitas vezes estão relacionados à forma de como o trabalho é organizado e gerenciado, então algumas ações procuram tornar esse ambiente mais brando e saudável para que esses trabalhadores possam ter um alívio em suas dores e seus sofrimentos”, concluiu Nivaldo.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias