segunda-feira, 27, maio, 2024

“Pint of Science” 2024 tem início nesta segunda-feira (13) Araraquara

Maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades acontece até quarta-feira (15)

Mais lido

Nesta segunda (13), terça (14) e quarta-feira (15), Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival ocorre em lugares descontraídos, como bares, restaurantes, cafés e outros ambientes, com o intuito de oferecer palestras sobre as mais recentes pesquisas científicas em um formato acessível ao público. Em Araraquara, ele será realizado no Bar do Zinho, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 2399, Centro. A entrada é gratuita.

Na segunda-feira (13), às 19h, será realizada a palestra de João Carlos Soares Zuin, com o tema “Primo Levi: o papel da ciência na vida do ser humano e na construção da sociedade e da humanidade no século XX”. Às 20h haverá um intervalo e na sequência, às 20h05, o Núcleo Alquimia comandará a palestra com o tema “O fantástico Mago Justino”. A última atividade da noite terá o tema “A sustentável leveza da química verde”, comandada pela palestrante Cíntia Duarte.

Na terça-feira, Ariela Veloso de Paula apresentará a palestra “Óleos e gorduras: amigos ou vilões?” às 19h. Em seguida, às 20h05, o Grupo Catanza abordará o tema “Antropologia e conhecimento”. Aline Thais Bruni abordará o tema “Das séries televisivas à realidade brasileira” às 20h55, finalizando a programação do dia.

Na quarta, o professor Edmundo ministrará a palestra “Antropologia com os povos indígenas” às 19h. A última palestra da programação será realizada às 20h05 com o tema “Educação, ciência e economia cervejeira”, ministrada por Leinig Antonio Perazoli.

O evento também contará com uma feira que contará com cerca de dez barracas com venda de comidas, bebidas e artesanato.

Com a participação de 26 países, a edição de 2024 do “Pint of Science” conta com a participação de 175 cidades em todo o Brasil. O evento contará com a participação de pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes sobre a ciência brasileira. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

O grande diferencial deste evento é que ele visa estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Assim, os cientistas saem de seus laboratórios ou auditórios das universidades e vão até os bares, cafés e restaurantes da cidade para discutir, de uma forma bem descontraída, sobre os temas em pauta, que vão desde a biologia, química, física e matemática até questões contemporâneas como política, direito e tecnologia.

O festival, que conta com o tema “Um Brinde à Ciência”, também busca inspirar jovens estudantes, promovendo o interesse pela ciência e tecnologia e contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. Trata-se de uma oportunidade única para o público em geral interagir com a ciência de forma descontraída e divertida, aprender sobre as mais diversas áreas do conhecimento e debater sobre diferentes temas de relevância social.

As organizadoras do evento em Araraquara são as professoras do Instituto de Química da Unesp, Dra. Mirian Cristina dos Santos e Dra. Juliana Ferreira de Brito. A programação do evento está sendo cuidadosamente elaborada para que todos possam desfrutar de noites agradáveis, além de aprender e debater sobre diferentes temas científicos relevantes para a sociedade. Mais informações podem ser conferidas no site www.pintofscience.com.br.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias