quinta-feira, 27, junho, 2024

Por uma política de paz e prosperidade

Artigo

Mais lido

*Marcelo Barbieri

Há 2.500 anos atrás os gregos inventaram a política. Ela foi criada a partir de uma necessidade imperativa dos agricultores da Grécia antiga, a de protegerem suas propriedades de ataques comuns e da espoliação dos povos inimigos.

A política nos ajuda a lidar com as adversidades, especialmente no mundo moderno de interesses múltiplos, legítimos e conflitantes. A democracia é a arte de estabelecer relações construtivas com pessoas das quais, justamente, a princípio não teríamos afinidades e tampouco uma convivência harmoniosa.

Desde a minha juventude no movimento estudantil, entendi que a defesa da democracia era a centelha de desenvolvimento e bem estar social das nações mais prósperas do mundo. Por isso lutei pela redemocratização. Como deputado federal e prefeito, sempre defendi esses princípios.

Durante meu governo em Araraquara, construí mais de 10.800 casas populares inclusive para faixa de renda zero. Esse é o direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros, de ter a sua moradia.

Entregamos a escritura das casas prioritariamente em nome da mulher. Criamos programas de combate à violência, de saúde e reabrimos a Gota de Leite porque esse é um direito constitucional da mulher, de ser bem atendida e não sofrer violência de nenhuma forma.

A força de movimentos sociais legítimos repercutia em nosso governo que criou as coordenadorias de políticas públicas para lidar com as questões raciais e LGBTQIA+. A Constituição Federal, que nos define como brasileiros, garante a todos o direito a dignidade, da ser ouvido e ter suas necessidades básicas respeitadas.

É com esse espírito, democrático e cristão, que eu aguardo otimista a chegada do novo ano. Tanto em São Paulo, com o novo governador Tarcísio de Freitas; quanto em Brasília, com o presidente Lula, vejo muita disposição se não de unir o Brasil, o que seria uma utopia dada a polarização que o País foi lançado, ao menos de criar um ambiente de paz, diálogo e de avanços para todos os brasileiros.

*Marcelo Barbieri é ex-prefeito de Araraquara.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias