segunda-feira, 27, maio, 2024

Prefeito Edinho entrega CER do Indaiá reformado e ampliado

Com capacidade para atender 350 crianças, unidade escolar contou com um investimento de mais de R$ 2 milhões

Mais lido

Em solenidade realizada nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de Araraquara fez a entrega das obras de reforma e ampliação do CER “Maria Apparecida de Azevedo Bozutti”, que fica na Av. José Rodrigues dos Santos, nº 160, no Jardim Indaiá. A obra contou com o investimento de R$ 2.098.100,01. A unidade escolar conta com 329 alunos matriculados, com capacidade para atender 350 crianças.
Os serviços envolveram a reforma do prédio, reforma do lactário e cozinha geral, impermeabilização das paredes, substituição do piso granilite por piso vinílico e porcelanato, manutenção dos caixilhos existentes e substituição de outros por caixilhos de vidro temperado, revisão e substituição da rede elétrica. Houve ainda a ampliação do prédio existente com a construção de sala da recreação, sala de apoio, dois vestiários para os alunos com hall, uma nova sala de multimeios e uma nova sala para a classe intermediária com vestiário para os alunos.

O prefeito Edinho citou as dificuldades que envolveram a obra, que foi executada em meio aos empecilhos impostos pela pandemia da Covid-19, e agradeceu às pessoas envolvidas no projeto. “Não é simples e não é fácil investir o que a gente investe em educação em Araraquara, mas eu sinto muita felicidade e orgulho quando dizemos que o nosso modelo educacional é um modelo que se equipara a qualquer modelo privado, onde as pessoas muitas vezes pagam absurdos em mensalidade para que seus filhos tenham educação. E aqui nós oferecemos gratuitamente aos filhos dos trabalhadores e trabalhadoras. Esse conceito tem que ser seguido, esse conceito tem que nos nortear. E que a gente possa, em cima do legado da dona Maria Apparecida de Azevedo Bozutti, nos inspirarmos para que a educação sempre seja referência na cidade de Araraquara”, destacou o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), destacou a importância das obras na unidade educacional. “O CER Maria Apparecida de Azevedo Bozutti sempre foi um espaço especial. É um local onde as nossas crianças encontram não apenas educação, mas também carinho, cuidado e estímulo para crescer saudáveis e felizes. Com as obras que foram realizadas, estamos reafirmando o compromisso do poder público de cuidar das nossas crianças e oferecer a elas um ambiente adequado e acolhedor”, ressaltou.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, representou os demais gestores da Prefeitura no ato. “A família de Maria Apparecida de Azevedo Bozutti é formada por professores, que se dedicaram à função mais nobre, que é ensinar. E aí eu trago minha homenagem a todos os educadores presentes. A missão de ensinar é tão importante que não teríamos nenhuma outra profissão se não fossem os professores. Para mim, é uma alegria muito grande ver essa obra ser entregue, uma obra que é do Orçamento Participativo, uma obra que propicia a ampliação do número de crianças atendidas, mas principalmente reforça o nosso compromisso com a qualidade da educação”, frisou.

A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, falou sobre a missão da unidade escolar. “Em um espaço de periferia, afastado do Centro da cidade, um complexo de educação serve a muitas outras coisas. Diz respeito também a um compromisso que o poder público tem que ter e dele não pode se afastar, de dar conta de uma situação absolutamente necessária, que é prover tranquilidade às famílias, especialmente às mães, que demandam local no mercado de trabalho. É por isso que quando as escolas demandam reforma e ampliação, as nossas diretoras estão invariavelmente pensando na lista de espera e pensando no quantitativo de mães que precisam de um espaço como esse, seguro, fortalecido do ponto de vista de sua política pedagógica, para que aqui tragam seus filhos, não para deixar, porque aqui não é depósito, mas para que esse espaço recepcione a criança e garanta a ela a oportunidade educativa logo na primeira infância, oportunidade essa indispensável para que ela dê passos seguros no processo de educação e escolarização ao longo da vida”, opinou.

A diretora Andressa Cristina Dadério de Mello falou em nome dos profissionais e alunos da escola. “A palavra que tenho para expressar é gratidão. Gratidão a essa equipe, gratidão a essa comunidade, gratidão da presença da nossa secretária, do nosso prefeito e de todas autoridades. A entrega dessa reforma e ampliação é um sonho que todos sonharam juntos. Se não fosse o trabalho, a cooperação e a união, nada disso seria possível. Vamos colher muitos frutos, trazendo uma educação com uma qualidade cada vez melhor para a nossa cidade”, salientou.

Rafael Real de Azevedo Bozutti, que é neto de Maria Aparecida de Azevedo Bozutti, representou familiares e amigos na solenidade. “É uma honra representar a minha família neste evento que nos enche de muita alegria e nos dá muito orgulho. O prefeito Edinho fez do Orçamento Participativo a espinha dorsal de seu governo e, atendendo aos anseios e necessidades da população, realiza as obras que melhor atendem aos munícipes. Que alegria que o Orçamento Participativo tenha escolhido essa obra. Obrigado a toda equipe do OP. Mas não adiantaria eleger essa obra se ela não fosse realizada com tanto carinho e tantos detalhes pedagógicos, que fazem da cidade de Araraquara uma verdadeira referência em termos de educação”, comentou.  

Também marcaram presença na solenidade os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Filipa Brunelli (PT); a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; o superintendente do Daae, Delorges Mano; a presidente do Conselho de Escola, Josiane Cardoso Góes; além de familiares e amigos de Maria Apparecida de Azevedo Bozutti.

A homenageada

Inaugurada em 14 de abril de 2012, a unidade escolar faz uma justa homenagem a Maria Apparecida de Azevedo Bozutti. Ela nasceu em Ribeirão Preto em 26 de abril de 1920, filha de Benedicta Salinas de Azevedo e Manoel Vicente de Azevedo, doador de terras para abertura das ruas Pedro Álvares Cabral e Humaitá, entre as Avenidas Barroso e José Bonifácio. Veio ainda menina com sua família para Araraquara, onde se formou professora primária no Colégio Progresso.

Casou-se com Eugênio Bozutti, com quem teve os gêmeos Manoel Luiz e Maria Eugênia. Entre as escolas em que lecionou estão o CER Leonor Mendes de Barros e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Joaquim de Carvalho, onde passou grande parte de sua vida profissional e se aposentou. Foi a primeira professora do teatrólogo Luís Antônio Martinez Corrêa, entre tantas outras personalidades que se destacaram na vida profissional. Maria Apparecida faleceu em Araraquara em maio de 1998.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias