sexta-feira, 22, novembro, 2024

Prefeitura e Comcriar organizam 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Evento será nos dias 7 e 8 de dezembro, na Etec Profª. Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial); população pode participar e colaborar na formulação de políticas públicas

Mais lido

A presidente do Comcriar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara), Walkiria Maria do Amaral, e o coordenador municipal de Direitos Humanos, Renato Ribeiro, participaram do “Canal Direto com a Prefeitura” de segunda-feira (28) e convidaram a população para a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, na Etec Profª. Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), no Centro, e possui como tema central “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

A organização é da Prefeitura — por meio das secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular e Assistência e Desenvolvimento Social — e do Comcriar.

“A conferência é um momento importante de participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas. Isso consta na Constituição Federal e nós temos que aproveitar ao máximo essa participação social. Nos nossos debates, o tema deste ano vai ser as violações de direitos que o período pós-pandemia apresenta e trabalhar essas questões com a população para que isso vire uma política pública”, afirmou Walkiria.

Antes mesmo da conferência principal, pré-conferências já estão sendo realizadas durante este mês de novembro. “A gente tem um balanço bastante positivo nesse sentido de ampliar essa participação da população para escutar o máximo de pessoas, de pontos de vista, de ideias, de demandas, de especificidades”, destacou Renato Ribeiro.

O coordenador ressaltou que o tema do pós-pandemia na conferência não envolve apenas saúde. “A gente tem a questão das crianças que tiveram o ensino prejudicado durante esse processo. A mesma coisa com famílias que, por inúmeros motivos, tiveram queda na renda e desemprego, com crianças indo para o trabalho infantil. A gente tem que focar em todos os direitos. Na saúde, na educação, na assistência social”, complementou Renato.

Programação
A conferência será iniciada no dia 7, às 18h30, com a abertura oficial (mesa de autoridades e apresentações culturais). No dia seguinte, das 8h30 às 12h, ocorre recepção, credenciamento e palestra com a professora Ana Cristina de Souza sobre o tema da conferência.

A palestrante é graduada em Pedagogia pela Uninove (Universidade Nove de Julho) e pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Paschoal Dantas, além de docente de Desenvolvimento Social no Senac de São Bernardo do Campo, entre outras formações e experiências profissionais na área.

Mais tarde, das 13h às 17h30, é a vez dos trabalhos em grupo divididos por eixo, plenária de aprovação das propostas, escolha de delegados e encerramento.

A conferência municipal é aberta a toda a população interessada em fortalecer as políticas públicas em relação à criança e ao adolescente. O credenciamento também pode ser antecipado no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br (é só clicar em um banner exibido logo na página inicial).

A Etec Profª. Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial) fica na Avenida Bandeirantes, nº 503, no Centro.

Ao vivo
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra deste programa e dos anteriores continua disponível para visualização no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias