A força-tarefa da Prefeitura e do Daae atuou nesta quarta-feira (26) na região do Parque Tropical, na região noroeste de Araraquara, no combate ao descarte irregular de resíduos sólidos. Nessa retomada da operação, as abordagens serão mais constantes e em diversos pontos da cidade, alerta o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, o coronel João Alberto Nogueira Júnior.
A ação contou com apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Militar e Agentes de trânsito na abordagem dos veículos carregados com entulhos e outros materiais da construção civil, podas de árvores e galhos.
Recursos eletrônicos e o uso de drones também colaboraram com a operação para a vigilância em áreas habituais do descarte irregular, entre o Parque Alvorada e o bairro Maria Luíza.
Agentes de fiscalização do Daae e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade distribuíram materiais impressos informativos e orientaram os motoristas sobre a utilização dos onze bolsões existentes na cidade.
Segundo o coordenador de Controle e Fiscalização do Daae, Clemerson Luís Araújo, “o objetivo é informar a população sobre os onze bolsões do Daae na cidade e quais são as regras de uso para o descarte regular. Também orientar os transportadores de entulho sobre a necessidade de fazerem o cadastro no Daae. Quem está cadastrado pode descartar até dois metros cúbicos de entulho e até quatro metros cúbicos de vegetação por dia e gratuitamente”.
O pedreiro Evandro Rogério Peres elogiou a operação. “É muito importante em prol de uma cidade limpa. Vale a pena participar e colaborar. Sendo prático descartar no bolsão, por quê jogar na rua? Isso é uma conscientização que eu acho legal”.
Para o coordenador de Segurança Pública, Alexandre Pomponi, a força-tarefa é uma ação integrada que visa preservar o meio ambiente e colaborar nas ações de saúde (contra animais peçonhentos e criadouros de mosquitos como o da dengue).
“O nosso papel é dar suporte o necessário ao trabalho dos fiscais do Meio Ambiente e do Daae. Também contamos com os agentes de trânsito selecionando os veículos. A Defesa Civil com o uso do drone pode flagrar alguém em um ponto mais distante fazendo o descarte e uma viatura poderá se deslocar para fazer o flagrante. Também agradecemos o apoio da Polícia Militar para verificação da documentação de veículos e para a segurança de todos envolvidos na operação”.