quarta-feira, 4, dezembro, 2024

Prefeitura, Incra e Cartório de Imóveis entregam certidão de matrícula de lotes a 90 assentados do Bela Vista

Imóveis agora têm registro em cartório, o que garante efetivamente aos beneficiários o direito de propriedade

Mais lido

Uma cerimônia realizada na tarde de sábado (30), na quadra da Emef Hermínio Pagotto, no Assentamento Bela Vista do Chibarro, reuniu a Prefeitura de Araraquara, a Superintendência do Incra em São Paulo, o 1º Cartório de Registros de Imóveis de Araraquara e 90 assentados, com suas famílias, que receberam a certidão de matrícula de seus lotes. Estes imóveis agora têm registro em cartório, o que garante efetivamente aos beneficiários o direito de propriedade e outros direitos reais relativos ao imóvel rural.

É o desfecho de um processo que começou a cerca de 30 anos; o assentamento Bela Vista do Chibarro foi formalizado em 1989 e abriga cerca de 200 famílias. No total, o assentamento possui 222 glebas; o Incra já emitiu o título para 95 lotes, sendo que 90 foram entregues no sábado e 5 estão em processamento. O restante deve ser concluído nos próximos meses.

“Hoje, celebramos uma imensa vitória, a vitória de famílias que, por décadas, lutaram pela reforma agrária, criaram aqui os seus filhos e estão criando seus netos. É um momento de celebração e alegria. Um momento de concretização de um sonho sonhado pelas primeiras famílias que ocuparam a Bela Vista. Em nome da Sabrina Diniz, superintendente do Incra, agradeço a toda equipe do Incra que trabalhou muito para que pudéssemos criar as condições legais para estarmos vivendo esse momento. Agradeço ao Ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que esteve no assentamento conosco e assumiu esse compromisso. E eles seguem a orientação de um homem que dedicou a sua vida aos trabalhadores e à reforma agrária, que é o presidente Lula. O governo do presidente Lula, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do INCRA, fez todo o trabalho de fato para vivenciarmos esse momento”, destacou o prefeito Edinho, em saudação aos assentados e seus familiares presentes. “E parabéns às famílias que receberam seus títulos. O caminho está trilhado e será o mesmo para as outras famílias. Certamente, estamos concretizando o sonho da reforma agrária para todas as famílias que chegaram aqui ainda na década de 80. E presto aqui homenagem em memória àqueles e àquelas que lutaram pela reforma agrária e que não estão mais entre nós. A reforma agrária vive”, finalizou Edinho.

Entre os momentos marcantes do ato, crianças do CER Waldyr Alceu Trigo, do assentamento, apresentaram a dança Maculelê. Também foi emocionante o momento da leitura de um poema feito pela moradora do assentamento Cássia Regina dos Santos ao prefeito Edinho. O poema destacou e agradeceu todas as ações e programas implantados pelo governo de Edinho no assentamento que garantiram mais educação, saúde, saneamento, cultura, trabalho e renda às famílias que ali residem. E encerrou: “Você fez a diferença para o povo agricultor. Trouxe-nos a dignidade da qual sempre fomos expropriados, mas dignos, merecedores. Já que se o campo não planta a cidade não janta. Gratidão! Desejamos que alce novos voos, continue sua luta sem que se esqueça de nós. E pra terminar deixo uma frase de Saint Exupery: Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”

Após as manifestações, 10 beneficiários, assentados pioneiros, foram chamados para a entrega das certidões de matrícula, representando todos os demais. Foram chamados em destaque Damião Fernandes Moço, Luiza Maturque Porta, Nazita Matos Ferreira, Antônio Roberto Batistinha, Raimunda Silva Lobo, Maria Rodrigues da Costa, Geraldo Stravatti, Adiel Augusto Gonçalves, João Vicente dos Santos e Geralda Lares da Silva Almeida.   

Ao lado do prefeito Edinho, também participaram da frente de autoridades e parabenizaram os assentados, destacando a importância da conquista das certidões de matrícula, Sabrina Diniz, superintendente do Incra; Dr. João Baptista Galhardo, Titular do 1° Cartório de Registro de Araraquara; a deputada estadual Márcia Lia e o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim. Também estavam entre as autoridades, acompanhando o ato; Zulmira Simões dos Santos, representante da Associação das Mulheres Camponesas em Ação do Assentamento Bela Vista; Fabiana Francisca da Silva, presidente da Associação Pé Vermelho; João Vicente dos Santos, representando a cooperativa mista Coopermorada; Otacílio Rodrigues, presidente da Associação Representativa do Assentamento Bela Vista, e Reginaldo Barbosa de Almeida, representando o Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural/Nupedor.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias