O dia 18 de maio é marcado como o “Dia de enfrentamento à violência e exploração sexual”, assim como 12 de junho é o “Dia do enfrentamento ao trabalho infantil”. Diante disso, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Escola de Governo, elaborou a campanha “25 dias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”, no período compreendido entre as duas datas.
A ação também integra a campanha “Maio Laranja”, que estende para todo o Brasil, durante todo o mês, o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes por meio de ações de conscientização e prevenção. Em Araraquara, a mobilização contará com diversas atividades para reflexão, conscientização e trabalho sobre o tema.
Seminário na Biblioteca Mário de Andrade
Nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19 de maio, das 9h às 13h, será realizado o “Seminário sobre violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, contando com palestra e formação da rede a respeito do protocolo para enfrentamento desse tipo de violação de direitos. O evento será realizado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, que fica na Rua Carlos Gomes, 1729, Centro.
No primeiro dia, quinta-feira, o evento contará com uma abertura e em seguida será feito o lançamento do e-book “Protocolo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e outras violações de direitos: orientações técnicas”. Na sequência, serão abordados os aspectos conceituais da violência contra criança e adolescente, que envolvem fatores como os tipos de violência, sinais de alerta e outros pontos de atenção. Haverá ainda uma aula introdutória do curso de formação de redes para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes com a palestrante Edilaine Helena Scabello Calaça das Neves, psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município de Araraquara e que atua na área da psicologia social e da psicologia clínica.
No dia seguinte, sexta, será feita a apresentação dos dados de atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência e outras violações de direitos, atividade que será conduzida pelos membros dos Conselhos Tutelares 1 e 2 e da rede socioassistencial. Às 10h, será realizada a palestra “A proteção integral na escuta especializada e na revelação espontânea”, ministrada pela advogada Josanete Monteiro.
Outras ações e encerramento
A ação contará com diversos debates e orientações em torno do tema, por meio de grupos de trabalho que marcarão presença nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Fundação Casa, Centro da Juventude e SENAC. Também haverá participações de profissionais da rede no “Canal Direto com a Prefeitura” e divulgação de informações sobre o tema em cards nas redes sociais.
Finalmente, no dia 12 de junho, será realizada a atividade de encerramento com uma palestra sobre o enfrentamento ao trabalho infantil.
Mais informações podem ser obtidas com a Escola de Governo por meio do Whatsapp (16) 99720-6145.