Teve início nesta segunda-feira (5) a avaliação dos trabalhos enviados para a 18ª edição do Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans), iniciativa promovida pela Prefeitura de Araraquara e que neste ano apresenta o tema “Segurança é na faixa”. A solenidade de entrega da premiação está marcada para 22 de setembro.
O objetivo do concurso, realizado anualmente, é promover a segurança como valor a ser incorporado por todos aqueles que dele participam, bem como estimular e revelar talentos, incentivando a produção de material educativo e artístico, valorizando o trabalho das escolas, instituições e alunos participantes. O concurso é aberto para alunos e professores integrantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio das redes municipal, estadual e particular, além de instituições para pessoas com deficiência, grupos da terceira idade, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) e suplência.
O Consetrans engloba oito modalidades: Pintura/Desenho e Colagem, Cartaz, Música, Maquete, Redação, Poesia, História em Quadrinhos e Artes Plásticas. Os participantes são divididos por escolaridade para participação nas modalidades artísticas nas categorias Individual ou Duplas.
Os materiais são analisados por uma comissão composta por aproximadamente 25 membros, profissionais de diversas áreas, convidados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. O resultado final sai no dia 9 de setembro. Nesta segunda-feira pela manhã foram julgadas as maquetes e à tarde foram avaliados os cartazes, pinturas e colagens. Nesta terça-feira (6) será feita a avaliação de poesias, redações, artes plásticas e músicas.
O 18º Consetrans é uma realização da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Controladoria do Transporte de Araraquara, Hora Park, a Diretoria Regional de Ensino, Sest/Senat, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.