Com o objetivo de estimular a pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, lançou na quarta-feira (2), no auditório do Sest Senat, a segunda edição do Programa de Estímulos às Startups e ao Empreendedorismo Inovador. No mesmo evento, foram certificadas a dez empresas participantes da primeira fase, que encerraram o ciclo de pesquisas realizado de agosto de 2022 a julho de 2023.
Ao todo, dez empresas serão selecionadas, como ocorreu na primeira edição, e o prazo de conclusão para o projeto inovador é de 1 ano, de acordo com a Lei 10.313 de 22 de setembro de 2021. As inscrições serão realizadas até as 18h do dia 19 de setembro de 2023, no site da Prefeitura.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, relatou que a iniciativa de criar o programa surgiu quando o prefeito Edinho foi à China e conheceu lá os aportes que o Governo faz para a modernização da economia chinesa. Com este modelo, sua pasta desenvolveu o programa.
“O resultado dessa primeira fase, com as empresas certificadas, foi tão promissor que hoje lançamos o segundo edital para seleção de mais dez empresas fixadas em Araraquara ou que aqui queiram se fixar, com projetos inovadores”, anunciou Damiano Neto.
A empreendedora Maria Cristina Meneghin, a Babi, da Bistrô Animal, empresa em processo de desenvolvimento na Incubadora de Empresas de Araraquara, avaliou positivamente a participação da empresa no programa municipal.
“Nós apresentamos um projeto de alimentação saudável para cães obesos e conseguimos o apoio do programa. Ao final, apresentamos os resultados positivos. Com a ajuda fundamental da Prefeitura, o projeto saiu do papel; senão estaria na gaveta até hoje”, resumiu Babi.
Também a pesquisadora Lilian Corrêa, da Nat Crom Soluções Sustentáveis, destacou a participação na primeira edição do programa.
“Os recursos da Prefeitura foram fundamentais para análise e validade de nosso portfólio e para manter nosso time de colaboradores. E ainda a visibilidade de nossa empresa e ações de network”, relatou Lilian, que atua na gestão com os sócios Alberto Cavaleiro e Isabel Coutinho.
Damiano Neto, o vereador João Clemente e o coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat, Leandro Henrique, entregaram os certificados para as empresas Presence Pesquisa e Desenvolvimento, Nock Soluções Tecnológicas, 3D Pharma, N & P Smart, HB Biotech, L & L Biotech Consult, Natcrom, Bioclívea Cosmétivos e Biotecnologia, Techmip Análises e Soluções Inteligentes e Bistrô Animal.
Parceiros
O Programa Municipal de Estímulos às Startups e ao Empreendedorismo Inovador é realizado com a colaboração dos parceiros: Incubadora de Empresas de Araraquara, Unesp, Uniara, Fatec, Ciesp, Sebrae e Senai.