Prefeitura libera emissão da 2ª via do IPTU pela internet

Documento pode ser acessado no site da Prefeitura a partir do número da inscrição imobiliária ou CPF do titular do imóvel

Mais lido

A segunda via do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2026 já está disponível no site da Prefeitura de Araraquara. O serviço oferece praticidade aos contribuintes, que podem emitir o documento de forma rápida, segura e sem sair de casa.

É necessário ter em mãos o CPF do proprietário do imóvel. Também é possível obter o documento a partir da inscrição imobiliária ou do código reduzido do imóvel, informações que podem ser consultadas nos carnês antigos.

Para acessar o IPTU 2026, basta clicar na guia “Cidadão” e, na sequência, em “IPTU”. O documento também está disponível na “Central de Serviços”, no link “2ª via do IPTU”, na página inicial do site da Prefeitura.

Os carnês impressos já começaram a ser entregues nas residências. O documento — que mantém o modelo do ano anterior e é composto por uma única folha — apresenta código de barras e QR Code para o pagamento da cota única e das parcelas mensais. O formato visa reduzir custos para os cofres públicos, minimizar o impacto ambiental associado à produção de papel e modernizar o processo de pagamento, facilitando a vida dos contribuintes.

Pagamento

O IPTU 2026 pode ser pago à vista, com desconto de 3%, até o dia 12 de janeiro.

O imposto também pode ser parcelado em dez vezes, de janeiro a outubro, sem desconto. Caso o lançamento total não ultrapasse R$ 250, o parcelamento será de quatro vezes, de janeiro a abril, também sem desconto.

Dívidas

Munícipes que desejam regularizar débitos do IPTU — inclusive os relativos a 2025, desde que inscritos na dívida ativa após o vencimento da terceira parcela — podem se cadastrar no Programa Negocia Araraquara. Ao aderir, o contribuinte deverá regularizar todos os débitos municipais vinculados ao seu nome.

A adesão vai até 19 de dezembro e deve ser feita pelo link https://araraquara.sp.gov.br/negocia-araraquara ou presencialmente no Paço Municipal, na Subprocuradoria Geral, Fiscal e Tributária, ou nos postos de atendimento da Vila Xavier e do Selmi Dei.

A iniciativa oferece descontos nos valores dos juros e das multas por atraso, além da possibilidade de parcelamento, de acordo com o tipo e a data do débito.

Os benefícios, prazos e formas de pagamento oferecidos, bem como os endereços dos postos presenciais estão detalhados na página do programa.

Mais Artigos

Últimas Notícias