sexta-feira, 22, novembro, 2024

Prefeitura realiza ação intensificada de combate à dengue no Jardim Brasília

Mesmo com queda de casos, atenções seguem redobradas para evitar um novo aumento nos números relacionados à doença na cidade

Mais lido

Nesta quinta-feira (6) e sexta (7), os agentes do Controle de Vetores da Prefeitura de Araraquara atuarão na região do Jardim Brasília, onde visitarão os imóveis com um trabalho de bloqueio contra criadouros do mosquito Aedes aegypti. Mesmo com uma queda expressiva de casos de dengue em Araraquara, a atuação se deve ao número de criadouros dos mosquitos ainda identificados pelas equipes, principalmente dentro das residências.

Vale salientar que muitas pessoas pensam que o mosquito da dengue não sobrevive em temperaturas mais baixas e por isso a dengue acaba após o verão, porém isso não é verdade, visto que a dengue, assim como as outras doenças transmitidas pelo Aedes, ocorrem durante todo o ano. Assim, a Prefeitura mantém uma série de ações com o propósito de combater o mosquito e evitar que os números voltem a aumentar na cidade. A mesma região do Jardim Brasília recebeu nesta semana atividades educativas nas escolas, CERs, igrejas e comércios.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, alerta a população sobre os riscos relacionados à dengue com a aproximação do final do ano, época marcada pelas chuvas. “Aumentam os focos e a criação dos mosquitos. Se nós tivermos o vírus circulando, poderemos ter dengue de novo. Por isso, faço aqui um apelo. Nossas equipes estão nas ruas. Atendam as nossas equipes. Nós estamos tirando de 100 a 150 toneladas por mês de materiais das casas das pessoas. Temos grande número de equipes, em parceria com a cooperativa Vitória Multisserviços. Pedimos que as pessoas façam aquela rotina de não deixar nenhum local propício para a formação dos criadouros, que é o acúmulo de água. Deixe o nosso pessoal entrar nas residências e fazer a inspeção. Estamos trabalhando com os imóveis abandonados, com os imóveis estratégicos. Estamos trabalhando para ter brigadas dentro dos serviços próprios da Prefeitura. Nós estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos da colaboração das pessoas. Vamos cuidar das nossas residências”, pediu.

A Vigilância Epidemiológica destaca que também é importante prestar atenção na identificação do agente antes de permitir o acesso à residência. Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica trabalham sempre uniformizados, com camiseta azul e colete marrom, além de circularem em carros oficiais. Já os supervisores circulam com camiseta verde, com identificação da Vigilância.

Em caso de dúvida sobre a identificação da equipe, o morador pode ligar no Controle de Vetores, nos telefones 3303-3123 e 3303-3124. As denúncias também podem ser feitas pelo Whatsapp da Prefeitura, que atende pelo número (16) 99760-1190.

Atendimento

Os casos suspeitos e diagnosticados de dengue são atendidos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e Upas Central e Vale Verde, que funcionam 24 horas por dia. A UPA da Vila Xavier continuará com atendimento exclusivo para suspeitos e diagnosticados com Covid-19.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias