sexta-feira, 22, novembro, 2024

Programa “Filhos do Sol” promove manhã de diversão com gincanas e mini-campeonato de futebol

Iniciativa proporcionou momentos de integração para os jovens no Parque do Pinheirinho

Mais lido

Nesta quarta-feira (19), os beneficiários do programa “Filhos do Sol” tiveram uma manhã repleta de atividades recreativas e esportivas em um evento especial realizado no Parque Pinheirinho. A iniciativa visou proporcionar momentos de alegria, integração e aprendizado para os adolescentes participantes do programa.

Seguindo o plano anual de atividades, o Centro da Juventude recebe os beneficiários do “Filhos do Sol” em tempo integral durante o período de férias escolares, servindo almoço e com programação especial com filmes, passeios, lazer e práticas esportivas. “No período de férias, atividades diferenciadas possibilitam a descontração, a união e a valorização do programa na vida dos beneficiários. Portanto, a atividade desta quarta foi muito assertiva ao proporcionar jogos e brincadeiras recreativas no Pinheirinho, que é um espaço lindo e bem próximo ao Centro da Juventude, o que favoreceu muito mais o bem-estar e proporcionou muitos momentos alegres que ficarão na memória dos nossos jovens e adolescentes. Agradeço imensamente a toda equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular que se envolveu de corpo e alma nessa ação”, comentou Flávia Sant’Ana, gerente do programa “Filhos do Sol” e do Centro da Juventude.

A equipe de organizadores foi composta pelos profissionais do Centro da Juventude e Escolinhas de Esportes, que elaboraram atividades para oferecer uma manhã inesquecível para os participantes.

Emoção no mini-campeonato de futebol

Os beneficiários formaram times e disputaram partidas acirradas em um mini-campeonato de futebol. A vibração a cada gol marcado, os abraços de consolação e a sensação de pertencimento proporcionaram uma atmosfera de união e alegria no campo. A partida foi para os pênaltis e garantiu a vitória do time azul. “O futebol é um esporte que une pessoas e ensina importantes valores, como trabalho em equipe, respeito e perseverança. O campeonato foi uma oportunidade para os beneficiários colocarem em prática esses aprendizados”, ressaltou Igor Emídio, assessor de Políticas para Juventude.

Gincanas educativas

Após o futebol, foram realizadas várias gincanas educativas que estimularam o raciocínio, a cooperação e a criatividade dos beneficiários. “Essas atividades foram pensadas e desenvolvidas com foco na construção de um ambiente colaborativo, com a integração das turmas do período da manhã e da tarde. E deu muito certo. Os resultados foram positivos”, apontou Gabrielle Oliveira, gestora no Centro da Juventude.

Com a certeza de que a integração, o esporte e a diversão são ferramentas fundamentais na construção de um futuro melhor, o programa “Filhos do Sol” continua deixando uma marca positiva nas vidas das famílias atendidas, transformando sorrisos em esperança.

O “Filhos do Sol”, Programa Municipal de Transferência de Renda, Oferta de Ações Socioeducativas, Qualificação Profissional e Vivência no Mundo do Trabalho a Adolescentes e Jovens em Situação de Extremo Risco Pessoal e Social, é executado e gerido pelas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Participação Popular, com o propósito de garantir o direito à renda mínima e a inclusão a adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos de idade e que se encontram em situação de extremo risco pessoal e social.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias