sexta-feira, 22, novembro, 2024

Programa Jovem Cidadão gera oportunidades e transforma vidas, destaca Edinho

Participantes do programa na área de Tecnologia da Informação da Prefeitura visitaram o gabinete de Edinho e relataram suas experiências no estágio

Mais lido

Três participantes do Jovem Cidadão, programa de estágio remunerado no serviço público, visitaram o gabinete do prefeito Edinho e relataram suas experiências no programa. Paulo César dos Santos Rodrigues e os irmãos Alessandro de Paula Alves e Alex de Paula Alves têm 18 anos, estão concluindo o ensino médio, moram na região norte de Araraquara e fazem o estágio na Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura.

Com menos de 1 mês integrando o programa, os jovens já auxiliam os profissionais da TI da Prefeitura no desenvolvimento de sistemas e na programação. São talentos que foram descobertos pela equipe de TI.

“O Jovem Cidadão deu a oportunidade de eles estagiarem no serviço público e aprimorarem seus conhecimentos. Esse é o Jovem Cidadão, um programa que gera oportunidades e transforma vidas. É para isso que toda nossa equipe de governo trabalha todos os dias”, disse Edinho.

Alessandro e Alex são estudantes da Escola Estadual Maria Isabel Rodrigues Orso, no Adalberto Roxo, enquanto Paulo é bolsista no Sesi (Serviço Social da Indústria) e faz parte da equipe de robótica da instituição.

Na equipe de robótica do Sesi, Paulo colaborou com a elaboração de protótipo de um aplicativo de combate à violência doméstica (em que as vítimas podem buscar ajuda entre si e com auxílio de psicólogo) e com o desenvolvimento de um respirador mecânico (que ainda passa por aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa).

Paulo e a equipe do Sesi estão concorrendo ao mundial de robótica da WRO (World Robot Olympiad) com um trabalho desenvolvido dentro do tema “Cidades Inteligentes”: um aplicativo para estacionamento inteligente e um painel integrador de serviços.

Falando em nome dos três jovens, Paulo agradeceu à Prefeitura pela oportunidade de estágio dentro do Jovem Cidadão. “É um programa muito bonito, pois dá oportunidade para quem pensa em desistir dos estudos e dá incentivo, pois a gente passa muita dificuldade. Isso sem falar na experiência que a gente constrói aqui. Toda a ajuda que a Prefeitura dá para a gente é essencial”, relatou o jovem.

A visita dos estagiários do Jovem Cidadão foi acompanhada pela secretária de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcellos Augusto, e pela coordenadora de Tecnologia da Informação, Mônica Eliana Rodrigues.

“Eles chegaram aqui e mal sabiam mexer no computador. Hoje, ajudam a gente no desenvolvimento dos sistemas da Prefeitura e estão na equipe de programação. Fico muito feliz por ver essa evolução deles, alunos do ensino público, e desejo que entrem na faculdade e busquem a profissão de seus sonhos”, analisou Mônica.

Oportunidade
O programa Jovem Cidadão foi criado no primeiro governo do prefeito Edinho, entre 2001 e 2008, e retomado a partir de 2017, novamente por Edinho. O objetivo da iniciativa é oferecer aos estudantes do ensino médio, técnico, profissionalizante e superior a oportunidade de aprimoramento e prática dos conhecimentos teóricos por meio de estágios supervisionados na administração direta e indireta e em órgãos públicos conveniados com a Prefeitura.

A iniciativa já beneficiou 512 jovens desde o retorno, em 2017, e possui 104 estagiários atuando no momento. O Jovem Cidadão garante experiência e conhecimento, quebrando a barreira do primeiro emprego sem que o jovem tenha que interromper seus estudos.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias