Para promover a inclusão social e incentivar o desenvolvimento de pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas, o projeto Curta Cultura com a Gente – III Edição iniciou suas atividades na Fundação Toque, em Araraquara, e na APAE de Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá. São atendidas 320 crianças, jovens e adultos que participarão de oficinas culturais de teatro, dança, musicalização, artes e contação de histórias por meio da iniciativa, que é patrocinada pela Cutrale, via Lei de Incentivo à Cultura, pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, uma realização da ComTexto Cultural.
As oficinas da 3ª. edição do Curta Cultura com a Gente ocorrem nas duas instituições e serão realizadas até o final de 2022, quando acontecerá uma apresentação das várias atividades exercidas durante o ano. A pedagoga Juliana Volpe, Coordenadora Educativa do projeto, explica que o objetivo é promover a cultura por meio das atividades desenvolvidas nas oficinas e auxiliar o desenvolvimento intelectual, cognitivo e motor dos assistidos, visando promover qualidade de vida.
“Por meio da linguagem artística, professores especializados trabalharão para auxiliar o aprimoramento de habilidades motoras e intelectuais dos alunos, fomentando também as relações afetivas e familiares dos envolvidos”, pontua.