quinta-feira, 18, abril, 2024

“Projeto Quilombinho” é lançado na Casa SP Afro Brasil

Iniciativa visa dialogar de forma lúdica sobre a temática racial com crianças e adolescentes de 7 a 13 anos

Mais lido

Foi lançado nesta quarta-feira (13) o “Projeto Quilombinho”, iniciativa que consiste em trabalhar a construção da conscientização racial em crianças e adolescentes de 7 a 13 anos. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais — que integra a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular — e a Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”.

A proposta visa dialogar de forma lúdica sobre a temática racial, através de contação de histórias com protagonistas negros, assim como vídeos, pinturas em desenhos, além de diversas atividades como brincadeiras africanas e o respeito à diversidade.

O projeto se realizará uma vez por mês. Neste primeiro dia, foi voltado para as crianças de 7 a 9 anos. No dia 27 de março, das 14h30 às 15h45, a ação irá abranger crianças de 10 a 13 anos. Cabe ressaltar que é necessário fazer as inscrições e estarem acompanhados dos pais ou responsáveis para acompanhar as atividades.

A coordenadora de Políticas Éticas-Raciais, Alessandra Laurindo, destacou a relevância da iniciativa. “O Quilombinho é uma demanda antiga e extremamente urgente, visto que a maior parte das denúncias acontecem no ambiente escolar. Portanto estamos indo na contramão do racismo, tentando preveni-lo, partindo do pressuposto de que ninguém nasce racista, as pessoas assim o tornam de acordo com o ambiente que vivem e com as relações que constroem ao longo da vida. E se pudermos, desde cedo, plantar a sementinha da conscientização, acreditamos que pelo menos para esse público, a mudança fará a diferença no futuro. O projeto está aberto para todas as crianças, independente de raça ou cor, pois o objetivo é que juntos possamos rescrever uma nova história, onde no final não tenha o fantasma da discriminação assombrando e adoecendo nossas crianças”, comentou a coordenadora, que explicou que o projeto será divulgado também nas creches da cidade.

Para mais informações e inscrições, o contato pode ser feito pelo WhatsApp (16) 99626-9466 e pelo (16) 3333-2035 ou diretamente na Casa SP Afro Brasil, que fica na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 1195, Vila Xavier.

21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO – PROGRAMAÇÃO

Dia 15 de março, sexta-feira
Das 17h às 21h30 – Feira Afro (Espaço cultural e colaborativo para o fomento do empreendedorismo afro). Local: Espaço Garimpo – Sesc AraraquaraRealização: Sesc Araraquara
Dia 16 de março, sábado
10h – Programa Afro Mulheres. Local: Residencial dos Oitis

Dia 18 de março, segunda-feira
19h – Letramento Racial aberto para toda Comunidade. Local: Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”

Dia 21 de março, quinta-feira
19h – Posse Comcedir / Lançamento da Campanha contra o Racismo. Local: Sala de Reuniões da Prefeitura
Dia 22 de março, sexta-feiraDas 17h às 21h30 – Feira Afro (Espaço cultural e colaborativo para o fomento do empreendedorismo afro). Local: Espaço Garimpo – Sesc Araraquara
Realização: Sesc AraraquaraLançamento do Programa Juventude Negra Viva em Brasília

Dia 27 de março, quarta-feira
19h – Oficina de Cartazista. Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge
(Em parceria com a APRECABA – Associação de Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara)

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias