sexta-feira, 1, março, 2024

Quinta-feira (09): FliSol tem mesas com temas variados, Feira de Livros e FliSolzinha

Programação gratuita acontece na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Sesc Araraquara, FCL-Unesp Araraquara e Assentamento Bueno de Andrade

Mais lido

Diversas mesas literárias estão na programação gratuita da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol nesta quinta-feira (09). Neste segundo dia da festa, as atividades contam ainda com Feira de Livros e FliSolzinha.

Para todas as mesas que serão realizadas na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, os convites gratuitos começaram a ser distribuídos no dia 31 de outubro, na Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara. O horário de retirada é das 8h15 às 19h45, de segunda à sexta-feira. Ainda há ingressos para algumas atividades.

A FliSol 2023 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart – Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, Sincomércio e Academia Araraquarense de Letras.

Mais informações sobre o evento podem ser acompanhadas no site da Prefeitura de Araraquara ou pelas redes sociais da FliSol e pelo site do Instituto Colibri. Toda a programação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Biblioteca Municipal– Pela manhã, às 9h, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, será realizada a mesa “Literatura Infantil”, com a participação de Maria Aparecida Pardini, Christiane Aparecida Tragante (ilustradora), Márcia Luiz e Paula Emília Kranz (ilustradora e autora), sob mediação de Nerita Pio.

Também na Biblioteca Mário Municipal, às 15h, tem a mesa “Literatura do Interior Paulista” com Glauco Keller Villas Boas, Adilson Sanches Marques, Bruno Rafael Caldeira e Rodrigo Rigolon, com mediação de Renata Vanni.

FCL-Unesp Araraquara – A FCL-Unesp Araraquara recebe a mesa “Sou 300, sou 350” com Eduardo Vessoni e Prof.ª Maria Lúcia Outeiro Fernandes e a participação especial de Pascoal da Conceição e dos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira; a mediação é de Silvana Santoro.

Eduardo Vessoni atua desde 2012 como editor-chefe do site Viagem em Pauta, em produção de conteúdo, administração de redes sociais e produção de viagens. Atualmente, o site é parceiro do portal MSN (Microsoft) e tem cerca de 450 mil visualizações mensais.

Desde 2008 trabalha também como jornalista e fotógrafo para revistas especializadas em turismo, revistas de bordo e cadernos de cultura dos jornais O Globo e O Estado de São Paulo. Como fotógrafo, realizou trabalhos para as bandas Mawaca, além de atuar na elaboração de textos para o site e redes sociais da banda, e nos livros “A floresta canta” e “Cantos da Floresta”.

Formado em Jornalismo pela São Judas, Vessoni tem mestrado em Letras pela USP. “Os crepúsculos não cabem no mundo: as viagens de Mário de Andrade” (editora Patuá) é seu livro de estreia, onde faz mais do que um inventário das viagens do escritor modernista.

Seu livro de estreia traz curiosidades sobre as experiências de Mário na estrada, reunidas após uma extensa pesquisa de três anos em livros, crônicas, cartas, fotografias e cartões-postais que, dispersos ao longo da obra do poeta, apresentam ao leitor um outro Mário de Andrade.

Já a Profª. Maria Lúcia – Maria Lúcia Outeiro Fernandes – é livre docente em Literatura e professora associada da UNESP/Araraquara, onde trabalha desde 1997. Publicou 10 livros, sendo 5 de sua autoria: “Novíssima: estética e ideologia na década de vinte” (EDUSP, 1987); “Narciso no labirinto de espelhos: perspectivas pós-modernas na ficção de Roberto Drummond” (EDUNESP, 2011); “Contrabandistas do pensamento; crítica e literatura no Brasil” (Ed. Opção, 2017); “Rupturas e desdobramentos: reverberações críticas da Semana de Arte Moderna” (Pontes Editores, 2023); “Tradição, Modernidade e Modernismo na Lírica Portuguesa” (Pontes Editores, 2023).

Já os 5 organizados em parceria com colegas, são: “Intelectuais portugueses e a cultura brasileira” (2002), “Estrelas extremas; ensaios sobre poesia e poetas” (2006); “Modernidade lírica: construção e legado” (2008); “Matéria de poesia: crítica e criação” (2010); “Poesia na era da internacionalização dos saberes” (2016); além de muitos ensaios em periódicos especializados e muitos capítulos de livros, no Brasil e no exterior.

Entre os diversos trabalhos de extensão realizados, destaca-se a criação e realização de um projeto de formação de mediadores de leitura patrocinado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Araraquara e Biblioteca Mário de Andrade, de 2000 a 2002, direcionados para profissionais de escolas municipais, alunos da FCL-UNESP e demais interessados em leitura e literatura para crianças e adolescentes. Merece destaque também a participação especial no documentário À Procura de António Botto (2019), realizado para a RTP2, pela Mares do Sul Produções.

Sesc e FliSolzinha – O filme “Por onde Macunaíma” norteia a mesa homônima na quinta às 20h no Teatro do Sesc Araraquara, com Rodrigo Cellos e mediação de Paulo Delfini.

Já a FliSolzinha estará no Assentamento Bueno de Andrade com Lucas Tannuri, que a partir das 14h comanda a mesa “Despertando Olhares”. Ainda, a Feira de Livros acontece na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, das 8h30 às 16h30 e, depois, a partir das 18h, será realizada na FCL-Unesp Araraquara.

SERVIÇO:

FliSol – Festa Literária da Morada do Sol

Dia: quinta-feira (09 de novembro)

Programação:

Das 8h30 às 16h30: Feira de Livros

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

9h: Mesa 02 – “Literatura infantil”

Com: Maria Aparecida Pardini, Christiane Aparecida Tragante (ilustradora), Márcia Luiz, e Paula Emília Kranz (ilustrador e autor) + mediação de Nerita Pio

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

14h: Mesa “Despertando olhares”, com Lucas Tannuri (FliSolzinha)

Local: Assentamento Bueno de Andrade

15h: Mesa 03 – “Literatura do Interior Paulista”

Com: Glauco Keller Villas Boas, Adilson Sanches Marques, Bruno Rafael Caldeira, e Rodrigo Rigolon + mediação de Renata Vanni

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

A partir das 18h: Feira de Livros

Local: FCL-Unesp Araraquara (Rod. Araraquara Jau, 1 – Campos Ville)

18h30: Mesa 04 – “Sou 300, sou 350”

Com: Eduardo Vessoni e Prof.ª Maria Lúcia Outeiro Fernandes + participação especial de Pascoal da Conceição e da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira + mediação de Silvana Santoro

Local: FCL-Unesp Araraquara (Rod. Araraquara Jaú, 1 – Campos Ville)

20h: Mesa 05 – “Por onde anda Macunaíma” + filme “Por onde Macunaíma”

Com: Rodrigo Cellos + mediação de Paulo Delfini

Local: Teatro do Sesc Araraquara

Programação gratuita

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias