A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou, na terça-feira (22), as penitenciárias masculinas de Gália I e II. Os novos presídios terão capacidade para custodiar 1.646 presos do regime fechado – condenados e provisórios, vindos de delegacias e outras unidades prisionais – ampliando a oferta de vagas na região. O valor de investimento foi de R$ 81,6 milhões.
Os dois estabelecimentos penais contam com o sistema automatizado de abertura e fechamento das celas, uma ferramenta elaborada pelos técnicos da SAP, que possibilita aos funcionários movimentarem os custodiados sem que haja contato.
A exemplo de outras unidades, há raio-X, detector de metal e escâner corporal. As penitenciárias oferecem pavilhões de trabalho, cozinha industrial, dez salas de aula, salas para professores, além de fornecimento de água quente e banheiros acessíveis, o que foi implementado na atual gestão, em 100% dos presídios paulistas.
O secretário da Administração Penitenciária, coronel Nivaldo Restivo, esteve no local ao lado do governador do estado, Rodrigo Garcia. Ambos percorreram as dependências das unidades e conversaram com os funcionários que passaram a trabalhar ali. Na oportunidade, Restivo agradeceu a Garcia pelos benefícios viabilizados, principalmente aos policiais penais e profissionais da área meio.
‘LEGADO SÓLIDO’
“Ele (Rodrigo Garcia) autorizou o provimento de 1.140 cargos de agente de segurança penitenciária, o provimento de 1.593 agentes de escola de vigilância penitenciária, que se formam dia 21 de dezembro, e o provimento de 416 cargos da área meio. Foram mais de 3 mil novos profissionais que o senhor autorizou o provimento nesse espaço que o senhor está à frente do governo do estado, um legado sólido, importante. É um legado que a Administração Penitenciária ansiava de longa data”, destacou.
REINSERÇÃO
O governador Rodrigo Garcia, que chegou a visitar vários ambientes da unidade, entre eles a sala de monitoramento e segurança, destacou a importância da reintegração social dos privados de liberdade. “Em Gália, estamos fazendo a entrega de duas novas penitenciárias para a região, para que a gente possa conseguir ainda fazer a reinserção social desses apenados”, citou.
As penitenciárias ficam na rodovia SP-331, km 168, sentido norte e têm 23.028,36 m² de área construída.