domingo, 10, novembro, 2024

Saúde encerra Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo com orientações à população no Parque Infantil

As ações de combate aos aracnídeos continuam intensificadas no município

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou a Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo no município, no sábado (27), com uma manhã de orientação à população sobre acidentes por animais peçonhentos. As ações de combate aos aracnídeos continuam agora intensificadas no município.

O evento foi realizado no Parque Infantil e contou com a participação do Grupo de Educação I.E.C. (Instruindo, Educando e Comunicando) composto por equipes de agentes de combate às endemias, além das equipes de Sinantrópicos, Zoonoses e equipe do Centro de Tratamento Regional de Acidentes por Animais Peçonhentos (Centrap) de Araraquara. As equipes também orientaram sobre como evitar o mosquito da dengue.

O objetivo principal da Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo foi conscientizar a população sobre as medidas de segurança contra escorpiões, aranhas e cobras e ensinar como proceder em caso de acidentes. Entre outros assuntos abordados por meio de folhetos, maquetes e bate-papo com o público que passou pelo Parque Infantil, as equipes falaram sobre identificação, sintomatologia e primeiros socorros.

Foi destacada a importância da limpeza dos quintais e áreas verdes e da instalação de dispositivos que barrem a saída dos escorpiões da rede subterrânea de esgoto, como telas apropriadas para ralos, efetivação de sifão em pias e tanques, telas em grelhas de água de chuva, vedação de caixas de inspeção de esgoto, elétrica, gordura e outras.

“E é fundamental também que as pessoas fiquem alertas, principalmente com as crianças menores de 7 anos, que são as mais suscetíveis a ocorrências graves envolvendo escorpiões. Se a criança começar a chorar muito sem motivo aparente e a mãe ou responsável desconfiar que ela pode ter sido picada por algum animal peçonhento, é muito importante buscar atendimento médico imediatamente, na UPA Central. Nesses casos, o atendimento rápido faz toda a diferença”, enfatizou Israel Aparecido Joaquim, um dos responsáveis pelo Centro de Tratamento Regional de Acidentes por Animais Peçonhentos (Centrap) de Araraquara, que atende na UPA Central.

Os animais peçonhentos da fauna sinantrópica considerados de importância médica são coletados no município pelos técnicos do Centro de Controle de Fauna Sinantrópica (CCFS) por meio de demandas da população, pelo telefone 3331-3820, ou por busca ativa. Eles são encaminhados ao biotério, onde são identificados e acondicionados, para posterior envio ao Instituto Butantan, local onde são extraídas as peçonhas desses animais, para a fabricação de diferentes tipos de soros. Esses soros são enviados para ao Centrap de Araraquara, localizado na UPA Central, onde é feita a identificação do acidente, realizado o tratamento com soros específicos e acompanhamento dos pacientes até a estabilização. A UPA Central fica na Av. Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), s/n. Mais informações, pelo telefone (16) 3334-6900.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias