A Secretaria Municipal de Saúde dará início, na segunda-feira (11), à aplicação da 4ª dose (ou nova dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 em idosos com 65 anos de idade ou mais.
Também na segunda-feira, começará a vacinação contra a gripe (Influenza) deste mesmo público com mais de 65 anos, assim como dos profissionais da saúde do município. Os estudantes da área da saúde também poderão se vacinar, desde que apresentem comprovante da instituição de ensino em que estão matriculados.
A aplicação da 4ª dose contra a Covid é feita em todos os polos de vacinação de adultos do município, que são o drive thru do Cear, das 8 às 16 horas, e as unidades da Vila Xavier, Ieda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, das 8 às 15 horas.
Já a vacinação contra a gripe dos idosos com mais de 65 anos e dos profissionais da área da Saúde será feita nas 34 unidades de saúde do município, sempre das 8 às 15 horas.
No caso dos profissionais da saúde, serão distribuídas 100 senhas por dia em cada unidade.
Como não há orientação para intervalo entre a vacina contra a Covid e contra a gripe, os idosos podem tomar os dois imunizantes no mesmo dia. Basta observar os pontos de vacinação em que as duas vacinas estarão disponíveis.
Com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, óbitos e consequências nos serviços de saúde, a vacinação contra a gripe é uma estratégia para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19. A vacina trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan (SP) e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta campanha, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.
No ato da imunização, é obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço. Para receber a 4ª dose contra a Covid, é preciso apresentar carteirinha da Covid-19.
Os trabalhadores da saúde deverão apresentar documento comprovando a atuação na área.