sábado, 6, julho, 2024

Sede da Cooperativa Sol Nascente será inaugurada neste sábado (15)

Espaço localizado no Jardim Pinheiros integra a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária

Mais lido

Neste sábado (15), às 11h30, será realizada a solenidade de inauguração da sede da Cooperativa Sol Nascente, que integra a Unidade 3 da Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS), vinculada à Coordenadoria Executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, da Secretaria Municipal do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, cujo objetivo é o fomento à organização, consolidação e sustentabilidade de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES).

O novo espaço está localizado na Av. Nossa Senhora Aparecida, 133, no Jardim Pinheiros, e chegou a ser uma área de convivência utilizada pelos familiares em visita aos reeducandos da Penitenciária de Araraquara. O local, que originalmente contava apenas com banheiros, estava desativado e pertence à Prefeitura, que, por meio da IPECS, concedeu permissão de uso à cooperativa para que o grupo construísse sua sede própria. Assim, as obras foram realizadas pela própria cooperativa. No espaço, a Cooperativa Sol Nascente realizará suas atividades, incluindo formação, manutenção de horta orgânica, compostagem e guarda de equipamentos, além de receber novos egressos advindos da unidade penitenciária, orientando-os após o cumprimento da pena.

A coordenadora executiva de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, destaca a importância que a Sol Nascente tem para o cooperativismo em Araraquara. “É uma cooperativa que deu muito certo, de muito sucesso, de homens e mulheres que têm batalhado muito para mostrar e para provar que esse modelo do cooperativismo solidário e do trabalho coletivo pode dar muito certo. É um modelo que depende desse esforço coletivo de quem participa dele, depende de lideranças sempre muito atentas a consolidar esse processo de auto-gestão e de democracia participativa. É uma cooperativa que nos orgulha muito e já consegue mostrar muitos resultados positivos nesses tão poucos anos de sua fundação, com tantos trabalhos legais e tantos pontos positivos”, comentou.  

Cooperativa Sol Nascente

A Cooperativa Social de Trabalho em Recuperação de Materiais dos Egressos Prisionais de Araraquara Sol Nascente visa inserir egressos e egressas prisionais do Estado de São Paulo no mercado econômico por meio do trabalho fundamentado no interesse geral da sociedade, oportunidade que muitas vezes é negada a essas pessoas, vítimas da discriminação e do preconceito.

A cooperativa foi fundada e formalizada no ano de 2020. Seus cooperados fundadores, todos egressos, viram que era possível reinserir na sociedade sua própria mão de obra e de dezenas de outras pessoas na mesma condição, já que em meio a essa população se pode encontrar muitos cidadãos qualificados e aptos ao trabalho, ávidos por recomeçar suas vidas de forma digna. Havia também a demanda dos setores privado e público por uma série de serviços ambientais benéficos que os egressos poderiam prestar.

A atividade da Sol Nascente tem sido vista como de excelência e tem gerado satisfação aos seus clientes e empreendimentos parceiros. A organização desses trabalhadores e trabalhadoras, por meio de cooperativa, lhes dá uma série de garantias sociais que não estão presentes no trabalho informal, bem como o poder de decisão coletivo sobre os rumos que seu empreendimento tomará e condições para que se qualifiquem tecnicamente cada vez mais para o trabalho.

A cooperativa está apta a desenvolver atividades de recuperação de materiais e paisagismo, através da coleta, beneficiamento e comércio de resíduos não perigosos, limpeza, jardinagem e também compostagem. Hoje, a Sol Nascente conta com 40 cooperados e cooperadas, e é responsável pela coleta, triagem e destinação de resíduos sólidos encontrados em áreas de preservação permanente do Município.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias