A programação da Semana do Circo de Araraquara, nesse sábado (22) à noite, às 20h30, apresenta gratuitamente o espetáculo “Noite Libertária”, no Teatro de Arena. A realização do evento é da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio do Sesc Araraquara, com classificação para 16 anos.
O espetáculo é um show de variedades e apresenta diversas modalidades circenses, com artistas de diferentes lugares, inclusive artistas internacionais, como Jeair Burbôa (Patagônia/Chile), com número de malabares com bolas e acrobacias. A classificação é livre e conta com as Mestres de Cerimônias: Thaís e Tati Cola – “As Inigualáveis Irmãs Cola”.
“Noite Libertária” apresenta: “Delírio Bambolístico” (manipulação de múltiplos bambolês), com Vicpster (trans); “IsolaMEDO” (manipulação de aros), com Isabela Menini; “Coração de Vidro” (lira acrobática), com Francis Augusto; “Se um dia eu pedi chuva” (bambolês e dança contemporânea), com Giorgia Cirenza; “Catarse” (tecido acrobático), com Guta Fanelli; “O Gran Circo de Mademoissele Pulga Pulgí” (palhaçaria), com Beatriz Ri; “Nó” (lira acrobática) com Bel Macari (Araraquara); e “El Tropiezo” (malabares com bolas e acrobacias), com Jeair Burbôa (Patagônia/Chile).
“A Noite Libertária” também irá abordar temas políticos: a artista Guta Fanelli tratará do tema “feminilidade no tecido acrobático”, enquanto Bel Macari, produtora do evento e também artista de Lira Acrobática, abordará a questão da violência contra a mulher – entre outras pautas desenvolvidas pelos demais participantes.
Mais informações sobre a programação podem ser conferidas nas Notícias da Secretaria Municipal da Cultura, no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura), e também no site Retiro Malabarístico (www.retiromalabaristico.com), parceiro da 2ª Semana do Circo de Araraquara.
O Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira está localizado na Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº, no bairro Melhado.
Saiba mais sobre as apresentações de “Noite Libertária”:
· Número: “Delírio Bambolístico” (manipulação de múltiplos bambolês)
Artista: Vicpster (trans)
Sinopse: Neste número, Vicpster apresenta a sua pesquisa de mais de 4 anos com bambolês. A apresentação conta com giros, jogos e manipulação com um até vários bambolês ao mesmo tempo com alta performance e dança. Artista que já esteve presente em diversos eventos e convenções circenses nacionais e internacionais, desembarca no retiro com esse “delírio bambolístico”!
· Número: “IsolaMEDO” (manipulação de aros)
Artista: Isabela Menini
Sinopse: IsolaMEDO é uma pesquisa de manipulação de 8 Rings (Aros 8) que se iniciou durante a pandemia. O número aborda temas como o medo e o sombrio através de uma estética macabra e enigmática – que é explorada na música, no figurino e na expressão corporal. Todos esses sentimentos são transmutados através do fascínio e da leveza que os aros transmitem. O nome IsolaMEDO é uma brincadeira com as palavras ISOLAMENTO e MEDO, dois elementos muito presentes na pandemia. Durante o número são exploradas técnicas de manipulação de 8 Rings em sincronia com a música. O número foi criado inspirado na música de Robert Austin.
· Número: “Coração de Vidro” (lira acrobática)
Artista: Francis Augusto
Sinopse: Número desenvolvido durante a pesquisa na lira acrobática que aborda temas de respeito LGBTQIA+, explora o conhecimento corporal e respeito a si e ao outro, brinca com as figuras acrobáticas desenvolvidas na lira e traz a feminilidade para cena.
· Número: “Se um dia eu pedi chuva” (bambolês e dança contemporânea)
Artista: Giorgia Cirenza
Sinopse: Neste número aborda-se, como tema central, o estado de um corpo exposto aos excessos da sociedade pós-moderna. Em outras palavras, trata-se das doenças mentais, tais como ansiedade, depressão e burn-out, e sua relação com as cobranças impostas no avanço do neoliberalismo.
A apresentação une técnicas de malabarismo, tendo como instrumento o bambolê, a acrobacia de solo e semi-aérea, utilizando uma escada de construção como base. “”se um dia pedi chuva”” é um número híbrido, um encontro entre o circo, a poesia e a dança. “
· Número: “Catarse” (tecido acrobático)
Artista: Guta Fanelli
Sinopse: Guta Fanelli é uma artista independente de Campinas, que trabalha atualmente com educação social, corpo, arte e natureza. Busca em sua caminhada transmitir através da sua dança e movimentos os sentimentos e emoções que estão envolvidos no processo de libertação do ser. Suas apresentações e pesquisa artística são políticas e vão além da estética, trazendo sempre reflexões e transmitindo ao público a importância e potência que é libertar nossos corpos.
Em sua pesquisa corporal “Catarse”, Guta questiona o lugar destinado aos corpos femininos, usando sua própria carne em movimento para matar o Ser Mulher imposto pela sociedade e eclodir um novo ser imbuído em liberdade: a Mulher Selvagem. “Catarse” é um grito de libertação das mulheres contra a cultura patriarcal e misógina que ceifa vidas e possibilidades. É um resgate do multilinguismo dos corpos, silenciados por milênios em nome de projeções irreais e assassinas.
· Número: “O Gran Circo de Mademoissele Pulga Pulgí” (palhaçaria)
Artista: Beatriz Ri
Sinopse: A apresentação traz um “circo de pulgas”, palhaçaria e transmissão de conhecimento através da memória oral. Este número é realizado por uma mãe e um filho palhaço, dando continuidade a uma tradição e conversando sobre memória oral e espaços inclusivos dentro da cultura circense.
· Número: “Nó” (lira acrobática)
Artista: Bel Macari (Araraquara)
Sinopse: Em um número inédito, Bel Macari compartilha momentos de sua vida e de tantas outras mulheres. Na lira ela escancara a violência contra a mulher e reverbera as sensações e emoções de quem vive esse pesar: de angústia, raiva, inconformidade e enfrentamento. O corpo e as vozes se desenrolam desatando os nós na garganta.
· Número: “El Tropiezo” (malabares com bolas e acrobacias)
Artista: Jeair Burbôa (Patagônia/Chile)
Sinopse:Diretamente do Chile para o Brasil, Jeair apresenta: “El Tropiezo”, um número repleto de malabarismo com até 7 bolinhas, mágicas, teatro físico e dança. O número busca inspirar a partir de mostrar um malabarismo novo, único, diferente, de alto nível técnico, com truques incríveis e sequências de muita musicalidade. Transmitir através de um corpo solto e relaxado, com bom uso do espaço e com qualidades “dançísticas”.
SERVIÇO:
2ª Semana do Circo de Araraquara apresenta “Noite Libertária” (show de variedades)
Local: Teatro de Arena (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/n° – Melhado)
Data: sábado (22)
Horário: 20h30
Programação gratuita