domingo, 25, fevereiro, 2024

Semana dos Direitos Humanos tem início nesta sexta-feira, 1º de dezembro

Programação traz o tema "Cidadania além das fronteiras: a proteção como direito"

Mais lido

Terá início nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a Semana dos Direitos Humanos “Cidadania além das fronteiras: a proteção como direito”. Realizada pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular e da Coordenadoria de Direitos Humanos, a programação vai até o dia 10 com uma ampla variedade de atrações.
O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, falou sobre a importância da programação. “É uma semana preparada com empenho e dedicação da coordenação de Direitos Humanos e demais assessorias, dialogando com as mais diversas pautas transversais. O tema propicia diálogo e integração com nossos irmãos imigrantes acolhidos em nossa cidade”, frisou.
A coordenadora de Direitos Humanos, Renata Fatah, falou sobre a relevância da agenda. “A Semana dos Direitos Humanos representa o grande compromisso do município de garantir que os direitos universais sejam afirmados a todos, independentemente de sua idade, classe social, etnia, gênero, deficiência ou nacionalidade. Com ela, procuramos trazer visibilidade para todos aqueles que necessitam de algum tipo de apoio e afirmação, mostrando que podem estar e estão presentes em todos os espaços. Ao trazer peças teatrais que relatam o cotidiano de imigrantes e pessoas com deficiência, procuramos nos aproximar do público e mostrar que eles também fazem parte da nossa população. Além disso, ao organizar a primeira Feira das Nações do município, revelamos que todos são responsáveis por construir nossa cidade, incluindo aqueles que encontraram em Araraquara o acolhimento e a condição necessária para achar um lar e chamar de seu. A importância da Semana se encontra na necessidade de atender aos direitos e dar voz a todos que aqui residem, procurando assegurar aos cidadãos igualdade perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza. Será um grande sucesso e deixará um marco para Araraquara”, ressaltou.

A abertura da programação acontece nesta sexta, às 19h30, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794, Centro), com a apresentação do espetáculo teatral “Apátridas”, da Companhia Nova de Teatro. A entrada é gratuita e a retirada de convites será feita uma hora antes do início da apresentação.

No sábado (2), a partir das 16h30, será realizada a Feira das Nações na Praça do Daae (Rua Napoleão Selmi Dei, nº 26, Vila Harmonia), que também integra a programação do “Natal na Praça”. A feira contará com venda de comidas e bebidas típicas de diferentes países, incluindo México, Síria, Afeganistão, África do Sul, Cabo Verde e outros.

No domingo (3), a programação terá sequência às 16h no Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha), com o espetáculo teatral bilíngue-bimodal performático “Dois surdos e dois sujos”, com a Cia LibrArte. A apresentação é gratuita e a retirada de ingressos será feita com uma hora de antecedência.

Na segunda-feira (4), às 19h, será realizada a solenidade de posse da Comissão do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Pessoa Imigrante, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Araraquara (Rua São Bento, 840, Centro).

Na terça (5), às 14h, o Ceu das Artes “Vereadora Deodata do Amaral” (Rua Cabo Polícia Militar Benedito Vieira Goes, 340, Jardim São Rafael II) receberá a exibição do filme “O Emigrante”, drama com classificação de 16 anos. A atividade, que contará com a presença do diretor Levis Albano, será realizada em parceria com o Centro de Referência da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso” e o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” .

Na quarta-feira (6), a programação contará com o Mutirão da Pessoa com Deficiência, onde será feito o cadastro para inserção nos programas sociais do município. Os interessados devem ir até a Casa dos Conselhos (Av. Portugal, 583, Centro) entre as 10h e as 16h.

No sábado (9), às 15h, será feita a entrega de certificados para a primeira turma do Curso de Português para Imigrantes no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) “Irmã Edith” (Rua Voluntários da Pátria, 2154, Centro).

A programação será encerrada no domingo (10), com o 1º Torneio de Futsal Feminino “Esther Martins dos Santos”, que acontecerá das 8h às 18h no Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão. O torneio presta uma homenagem à atleta da Ferroviária que faleceu no dia 4 de novembro do ano passado, após sofrer um mal súbito durante o treinamento no CT do Pinheirinho. Esther tinha 15 anos e defendia o time sub-17 das Guerreiras Grenás. O torneio será disputado em uma categoria livre, para atletas a partir de 15 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 5 de dezembro no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br) e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-2700.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias