quinta-feira, 18, julho, 2024

Serviços de assistência social estão disponíveis no “Prefeitura nos Bairros”

Atendimento e orientação são oferecidos no programa que atende a região do Carmo, São José e Quitandinha até esta sexta-feira (12)

Mais lido

Os serviços relacionados à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social estão disponíveis no “Prefeitura nos Bairros”, programa que visa levar para perto da população todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Araraquara. A edição 2024 do programa se encontra em sua fase 5, que atende, até esta sexta-feira (12), a região que envolve o Carmo, São José, Quitandinha e bairros adjacentes.

A fase 5 do “Prefeitura nos Bairros” atua na região composta pelos bairros do Carmo, São José, Quitandinha, Bairro dos Machados, Campus Ville, Jardim Ártico, Jardim Cecília, Jardim dos Ipês, Jardim Santa Lúcia, Jardim Tamoio, Jardim Vitória, Maria Luiza, Parque São José, Vila Bela Vista, Vila Kátia, Vila Progresso, Jardim São Paulo, Loteamento Dona Elisa, Parque Apolo, Parque do Carmo, Residencial Amábile, Residencial Alexandre Bertoni, Residencial Guarapari, Residencial Santa Mônica, Solidariedade, Vila DER, Village Alego e Chácara Califórnia.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, explica que sua pasta possui duas frentes de atuação no programa. “Estamos com equipe técnica para fazer todo o atendimento e orientação no que tange a proteção social básica e os serviços, programas e benefícios disponíveis na política pública de assistência social. Também estamos com uma equipe que realiza atualização e novos cadastros no Cadastro Único para benefícios sociais”, revela.

Vale salientar que Araraquara conta com o programa “Territórios em Rede”, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que tem como foco a articulação e o fortalecimento da rede intersetorial de proteção social atuante em seis territórios prioritários, caracterizados pela alta vulnerabilidade social. Os territórios compreendem as regiões do Jardim Cruzeiro do Sul, São Rafael, Cecap/Iguatemi (Oitis), Hortências, Parque São Paulo e Valle Verde, que juntos abrangem mais de 75 mil pessoas.

Jacqueline destaca a importância do “Prefeitura nos Bairros” na missão de tornar os serviços públicos municipais ainda mais acessíveis para a população. “Nós entendemos que, apesar de já termos as unidades nos Territórios, o Prefeitura nos Bairros aproxima a população de uma forma geral e acaba por trazer uma agilidade para atendimento à população, dando respostas mais rápidas às necessidades. É também uma forma das pessoas que não conhecem os serviços passarem a conhecer também, assim como a presença da Assistência Social nos Territórios”, completa Jacqueline.

Para buscar esses serviços, o interessado deve comparecer ao plantão de atendimento social, que atende nesta sexta-feira, das 8h30 às 13h30, no CER “Padre Bernardo Plate”, que fica na Av. Francisco Sampaio Peixoto, 581, Jardim Santa Lúcia. “Como não há um Cras na região atendida neste momento pelo Prefeitura nos Bairros e o atendimento acontece na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o programa torna-se ainda mais importante para a aproximação da demanda e do atendimento ofertado”, acrescentou Jacqueline.

Além dos serviços relacionados à assistência social, estão disponíveis cadastro para castração de animais, serviços da área de habitação, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas e muito mais.

O “Prefeitura nos Bairros” é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias