quinta-feira, 22, fevereiro, 2024

Sesc Verão traz para Araraquara programação inclusiva, que destaca os esportes paralímpicos 

Escalada, futebol de amputados, esgrima em cadeira de rodas e parabadminton. Conheça os esportes, os atletas

Mais lido

A partir deste sábado (6) tem início no Sesc Araraquara a programação gratuita que integra a 29ª edição do Sesc Verão. A iniciativa busca incentivar a prática regular de atividades físicas, apresentando modalidades diversas e destacando o esporte inclusivo, com atividades, vivências e apresentações de modalidades e atletas paralímpicos.   

No domingo (7) de abertura do Sesc Verão, a apresentação dos atletas do Futebol de Amputados é um dos destaques, trazendo a equipe Corinthians Mogi para Araraquara, juntamente com  Rogerinho (R9), maior artilheiro mundial da modalidade. Corinthinas Mogi, da cidade de Mogi Mirim-SP, já foi Campeã Paulista, da Copa do Brasil e Brasileira da modalidade.  

Na semana seguinte é a vez da exibição do parabadminton, modalidade disputada em Jogos Paralímpicos, coma atleta Mikaela Almeida, de Manaus (AM). Ela nasceu com uma deficiência no membro superior direito e iniciou no parabadminton aos treze anos. Nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, conquistou a medalha de ouro na disputa individual classe SU5. Mikaela foi convocada para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. 

No domingo (21), a Esgrima em Cadeira de Rodas, também disputada em Jogos Paralímpicos, encerra esse rol de apresentações, com a performance da atleta Carmem Oliveira, que como consequência de uma vacina de poliomielite vencida teve uma atrofia na parte inferior da perna direita. Ela conheceu o Movimento Paralímpico ao assistir os Jogos Rio 2016. Praticou o Tênis de Mesa antes de migrar para a Esgrima e representou o Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio em 2020. 

Além disso, ao longo do mês todo, de 6 a 28 de janeiro, a parede de escalada estará em funcionamento, com uma equipe preparada para o atendimento de pessoas com necessidades especiais. É uma modalidade destinada a todos os públicos acima de 6 anos de idade, cujo objetivo é atingir o topo de uma parede de 9m de altura com o auxílio de monitoria especializada. A utilização de roupas confortáveis e calçado fechado é fundamental para vivenciar a atividade com segurança. 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias