O vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 90/2023, que sugere ao Executivo a realização de estudos sobre a possibilidade de adesão e divulgação do sistema Cejusc-Saúde, uma ferramenta de otimização do fornecimento de medicamentos.
O Cejusc-Saúde é uma iniciativa inédita do Tribunal de Justiça de São Paulo para otimizar a solução de demandas no setor e evitar a judicialização da saúde. O sistema permite que o usuário solicite o fornecimento de remédios previstos na lista do SUS nos casos em que o pedido foi feito diretamente nas unidades do governo, mas não foi atendido por estar em falta nos postos, não ter a quantidade prescrita ou outros motivos. Para utilizar o serviço, o usuário deve acessar o sistema Cejusc-Saúde e preencher o formulário com dados pessoais, os medicamentos desejados e um breve relato dos fatos, além de anexar receitas médicas, laudos ou outros documentos necessários.
A expectativa é que, com o Cejusc-Saúde, o acesso à saúde pública com excelência e qualidade aos moradores de Araraquara e região seja agilizado. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, finalizou o parlamentar.