A equipe do Taekwondo de Araraquara que disputou a 84ª edição dos Jogos Abertos do Interior, sediado na cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, contou com três integrantes da mesma família: Solange Ferreira de Nadia, a mãe, e seus dois filhos, Tiago Rafael Ferreira de Nadia Gimenes e Diego Gabriel Ferreira de Nadai Gimenes.
Tiago, o mais velho, tem 28 anos e, além de técnico da equipe, é monitor da modalidade no programa “Escolinhas de Esportes”.
“Eu luto há 18 anos. Comecei a praticar quando tinha 9 e há 17 anos participo de competições”, conta ele, que avaliou como muito boa a participação da equipe nesta edição dos Jogos Abertos, apesar do nível de dificuldade da competição, que contou com participações de vários atletas olímpicos. “Tivemos bons resultados e foi uma experiência única, porque disputamos entres atletas olímpicos da seleção”, ressalta.
Ele destacou a experiência de competir em um lugar bonito, em contato com a natureza e ao lado da família. “Nossa família vem no Taekwondo por anos, estamos desde 2004 na modalidade e foi uma experiência incrível. Quando eu comecei, meu irmão não era nem nascido, foi meu primeiro faixa preta. Ele treina comigo e já foi consagrado campeão brasileiro. A minha irmã também tem vários regionais disputados por longos anos, a minha mãe já disputou jogos por Araraquara. Então, dá para imaginar a briga em casa”, brinca o técnico da equipe.
Tiago ainda agradeceu a Júlio Cezar Invenzioni Alexandre, gerente das Escolinhas de Esportes e também mestre em Taekwondo, e reforçou a importância do programa. “As escolinhas são muito importantes, são a base de tudo, oferecem esporte de forma gratuita para crianças de 6 aos 16 anos. E além do Taekwondo, temos outras 43 modalidades esportivas”, concluiu o atleta.
Já Diego, de 18 anos, o mais novo, pratica o Taekwondo desde os 4 anos, por influência da família. Ele competiu nos Jogos Abertos pela primeira vez e considerou uma experiência única. “A presença da família me ajudou a ficar mais à vontade na competição. É um apoio enorme estar junto deles, a gente se sente mais solto, mas relaxado e muito feliz por estar participando. Foi muito gratificante. Vi muita gente feliz por estar ganhando as medalhas aqui”, declarou o caçula.
A mãe e atleta substituta da equipe, Solange Ferreira de Nadia, começou a praticar a modalidade com 13 anos e conta que o filho mais velho foi o grande incentivador para que ela começasse a competir: “Eu comecei a participar de competições com meu filho. Eu queria aprender mais para defesa pessoal e ele me incentivou a competir”.
Para Solange a troca de experiências foi o ponto forte dos Jogos Abertos do Interior. “É bom aprender com eles, estou aprendendo com os meus filhos tanto quanto eles estão aprendendo comigo, além de aprender com toda a equipe, que também são praticamente meus filhos. E está sendo bem legal conhecer as outras modalidades, então, é realmente uma troca de experiências muito interessante”, opinaou a atleta, aproveitando para agradecer o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. “A equipe do Taekwondo agradece a Fundesport, na figura da presidente Roseli Gustavo, do coordenador de Esporte de Alto Rendimento, Edio Lopes, e da nossa secretária Milena Pavanelli, por toda estrutura disponibilizada durante a competição”, concluiu ela.
Além da família, integraram a equipe de Taekwondo de Araraquara nos Jogos Abertos do Interior, os atletas Fabíola Aretuza Alves, Camila Titi Guilherme Ramires, Raine Pereira, Fabio Aguirre, André Augusto Ramires Filho e Jeferson Leonardo Gonçalves.
Na competição, Fabíola Aretuza Alves ficou em 5º na categoria individual acima de 67Kg. Na categoria por duplas, Fabíola e Tiago Gimenes ficaram em 6º. Na classificação final da modalidade, Araraquara ficou em 7º no feminino e 17º no masculino.